Brasil encara Paraguai no início da caminhada rumo à Copa do Mundo

Brent Frew orienta seleção brasileira para o jogo contra o Paraguai / Foto: CBRu / Divulgação

São Paulo - A seleção brasileira masculina de rugby encara nesse sábado (27) o principal desafio da temporada: vencer o Paraguai em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2015, que será realizada na Inglaterra. O jogo será disputado no Estádio do Nacional, na Barra Funda, em São Paulo (SP), às 13h30, e terá transmissão ao vivo do canal Sportv e da rádio Bradesco Esportes FM (frequência 94,1 em São Paulo). 

A partida será decisiva, pois apenas o vencedor continua no classificatório das Américas. Além disso, a vitória garante o time vencedor na elite do rugby sul-americano em 2013, o Consur A. O Brasil ocupa a 33ª colocação no ranking da Federação Internacional de Rugby (IRB), enquanto o Paraguai está na 37ª posição. Os tupis não perdem para os paraguaios desde 2008, mas nem por isso o desafio será fácil. A equipe paraguaia apresenta um scrum forte e sob o comando do técnico argentino Pedro Baraldi, ex-jogador da Seleção Argentina de Rugby Sevens, contratado no início desta temporada, vem melhorando seu jogo.

"Com a experiência dos neozelandeses, o Brasil está desenvolvendo um jogo mais organizado. Além disso, temos alguns talentos individuais, que podem desequilibrar, mas vale ressaltar que isso não basta, pois o rugby é um esporte coletivo. É preciso entrar focado para não dar espaço para o adversário", explica Ramiro Mina, capitão da seleção de 2008 até o maio 2012, que está se aposentando e deixando o posto para o abertura Daniel Gregg.

Se passar pelo Paraguai, o próximo desafio será ganhar do Uruguai e do Chile no Campeonato Sul-Americano de elite, denominado Consur "A", que será realizado em Montevidéu (Uruguai) em maio de 2013. A Argentina, que também participa do torneio, já está classificada para a Copa de 2015, portanto, não entra no processo eliminatório. Caso os brasileiros saiam vitoriosos dos dois confrontos, conquistando o vice-campeonato do Consur A, seguem para a próxima fase das Américas, que será disputada em 2014.

Taça da Copa do Mundo de rugby será atração do jogo - A Taça Webb Ellis, oferecida ao campeão da Copa do Mundo de Rugby, será uma das atrações da partida. O troféu, trazido por Phillippe Bourdarais, diretor de competições da Federação Internacional de Rugby (IRB), chegou ao Brasil nesta quinta-feira(25) e foi apresentada na coletiva do jogo. O cobiçado prêmio ficará exposto no campo do Nacional, no sábado, quando o público poderá vê-lo bem de perto.

A primeira Copa do Mundo de Rugby foi disputada em 1987, na Nova Zelândia e vencida pelo time da casa. O evento inaugural foi assistido por 600 mil pessoas nos estádios neozelandeses e mais de 300 milhões de telespectadores em 17 países. A última edição, realizada em 2011, também na ilha da Oceania, teve a vitória dos All Blacks (apelido da seleção neozelandesa) por 8x7 na final contra a França. O torneio registrou um público de mais de 1,3 milhões de pessoas nas 48 partidas da competição e teve uma audiência de 3,9 bilhões de telespectadores em 207 países, o que colocou o campeonato na relação dos maiores eventos esportivos, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de futebol. Além da Nova Zelândia, Austrália (1991 e 1999), África do Sul (1995 e 2007) e Inglaterra (2003) foram campeões da Copa.

Ingressos à venda - Os ingressos para a partida entre Brasil e Paraguai estão à venda na sede da Confederação Brasileira de Rugby (R. João Lourenço, 683, cj. 21. Vila Nova Conceição) e nas bilheterias do Estádio do Nacional (Av. Marquês de São Vicente, 2477), das 10h às 17h. No dia do jogo (27), eles serão vendidos somente no estádio do Nacional.

O valor é de R$ 10, 00(inteira) e R$ 5, 00 (meia-entrada). Menores de 18 anos não pagam. A meia-entrada pode ser comprada por estudantes, professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino e aposentados, desde que apresentem os devidos documentos de identificação, tanto na compra quanto ao entrar no estádio.

 

Confira os jogadores brasileiros convocados para essa partida: 

Allan Martins (Careca) - Rio Branco RC
Bruno Garcia - Jacareí RC
Carlos Oliveira (Carlão) - São José RC
Daniel Danielewicz (Nativo) - Desterro RC
Daniel Gregg - Niterói RFC - capitão
Danilo Lima (Vermelho) - Rio Branco RC
Danilo Taino (Camisa) - Ilhabela RC
Diego Lopez (Diegão) - Pasteur AC
Erick Cogliandro (Putim) - São José RC
Felipe Claro (Alemão) - SPAC
Fernando Portugal - Bandeirantes RC
Jardel de Mendonça (Cocão) - SPAC
Jardel Vettorato - Novo Hamburgo RC
João Luiz da Ros (Ige) - Desterro RC
Jônatas Paulo (Chabal) - Bandeirantes RC
Júlio de Mendonça (Cocasso) - SPAC
Lucas Abud - SPAC
Lucas Croffi - Pasteur AC
Lucas Duque (Tanque) - São José RC
Lucas Piero (Bruxinho) - Desterro RC
Martin Schaefer - Rio Branco RC
Matheus Daniel (Matias) - Jacareí RC
Matheus Silva (Tcheus) - Ilhabela RC
Moisés Duque - Blagnac SCR (FRA)
Nicholas Smith (Nick) - Stockport RUFC (ING)
Thiago Maihara - Pasteur AC

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook