Brasil enfrenta o México neste sábado em Santo André

Expertise neozelandesa poderá ajudar os Tupis nos conforntos / Foto: CBRu / Divulgação

São Paulo - A seleção brasileira masculina de rugby joga pela primeira vez no ABC Paulista neste sábado (20) e a estreia não poderia ser mais especial. Os Tupis disputam contra o México, às 16h, em Santo André, a última partida do Desafio Heineken, série de test-matches preparatórias para o Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o chamado Consur A. 
 
O primeiro confronto foi realizado na terça-feira (16), em São José dos Campos (SP), e os brasileiros venceram por 50 a 14. A partida deste sábado no Estádio Bruno José Daniel será a última da equipe verde e amarela antes do torneio continental que poderá garantir vaga no Mundial de 2015, na Inglaterra.
 
Durante a coletiva, realizada no Outback Moema nesta quinta-feira (18), o capitão do Brasil, Leandro Amaral, o Leco, ressaltou que está confiante no time, mas que espera um jogo mais difícil e equilibrado. "Eles devem vir mais fortes pois agora nos conhecem. Na primeira partida, também não sabíamos o que esperar já que nunca nos enfrentamos. Tivemos algumas falhas de posicionamento e cometemos erros bobos no primeiro tempo, mas conversamos no intervalo e fizemos uma partida mais coesa e firme na segunda etapa. Vamos continuar seguindo nosso padrão de jogo e assim buscar uma nova vitória", disse.
 
O técnico da seleção, o neozelandês Scott "Razor" Robertson, admitiu que colocará em campo novas formações com jogadores mais jovens, testados nos amistosos na Argentina no mês de março, e mais experientes, como o capitão Daniel Danielewicz (Nativo), Fernando Portugal e os irmãos Moisés e Lucas Duque (Tanque), consolidando o grupo que irá encarar o Sul-Americano. "Esperamos que os mais velhos exerçam um papel de liderança, transmitindo segurança e motivando os mais jovens, que terão a chance de manter um jogo de alta performance. Dessa forma, reduziremos cada vez mais a diferença de nível técnico, criando um grupo homogêneo e mais forte", explicou o treinador. 
 
O presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap Sobrinho, lembra que esses amistosos tem um significado importante para o País. "Desde 1964, quando a União de Rugby do Brasil (antecessora da Associação Brasileira de Rugby e da CBRu) foi formada, nenhum país não sul-americano visitou o Brasil para uma partida oficial. Jogamos contra selecionados regionais e equipes provinciais dos países do continente. Mas essa realidade está mudando, até mesmo porque, desde 2010 existe um trabalho de conscientização de que é preciso proporcionar cada vez mais experiências como essa para que os atletas se desenvolvam. Assim, essa partida é muito importante para a integração entre a América do Norte e a América do Sul e comprova que o trabalho do alto rendimento vem sendo bem executado", afirmou o dirigente. 
 
Além disso, os desafios ajudam a manter o Brasil bem posicionado no ranking do IRB (Federação Internacional de Rugby). "Para o IRB quanto mais uma seleção joga, mais ela é reconhecida, resultando consequentemente em uma melhor colocação no ranking. Quanto mais a seleção melhora, mais ela desperta a atenção das equipes mais fortes. E quanto mais o time jogar contra adversários de peso, mais o nível técnico dos jogadores e da seleção irá se elevar", ressaltou o presidente da CBRu 
 
Ingressos - A comissão técnica e os jogadores esperam um grande público para o Desafio Heineken, em Santo André, que terá transmissão ao vivo do canal SporTV e da Rádio Bradesco Esportes FM (94,1). A entrada para o jogo será R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada (estudantes e acima de 60 anos, mediante apresentação de comprovante). A entrada é franca para menores de 18 anos. O Estádio Bruno José Daniel fica na Rua 24 de maio s/nº, Vila Pires. Os ingressos estarão à venda no dia da partida, a partir das 10 horas, na bilheteria do estádio.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook