Brasil fica em quarto lugar no Viña Sevens de Rugby

Tupis se esforçam, mas resultado deixa equipe fora do Circuito Mundial em Hong Kong / Foto: Divulgação / Viña Sevens

Rio de Janeiro - A garra apresentada pelos Tupis da Seleção Brasileira de Rugby Sevens levaram a equipe ao quarto lugar no Viña Sevens. O resultado, contudo, não foi o suficiente para garantir uma vaga para nossos guerreiros no Circuito Mundial, em Hong Kong. O Chile, grande surpresa e campeão da competição, e o Uruguai, terceiro colocado, ficaram com as duas vagas, já que a Argentina tem lugar garantido no torneio principal da Série Mundial de Sevens.

“É sempre importante participar de torneios como esse, que nos traz bons jogos com adversários fortes. Conseguimos tirar bom proveito para analisarmos nossos pontos que precisam melhorar”, afirma Felipe Claro, o Alemão.
 
O torneio
 
Após as desistências de Colômbia e Venezuela, somente seis seleções disputaram o Viña Sevens. A Argentina, mesmo com sua segunda equipe, era a favorita. Após descansar na primeira rodada do grupo B, a Seleção Brasileira, em um jogo decisivo, enfrentou o Paraguai, time pressionado pela derrota diante do Uruguai. A partida foi parelha, decidida nos detalhes. Os Tupis conseguiram uma virada nos instantes finais, com try de Moisés, assegurando não só a vitória por 7 a 5, mas também a classificação ao Quadrangular Final.
 
Ainda no primeiro dia de competições, os Tupis enfrentaram o forte Uruguai, na disputa do primeiro lugar do grupo. Apesar de mostrar evolução em relação ao primeiro jogo, os brasileiros não conseguiram segurar o ímpeto adversário, e sofreram a primeira derrota, por 15 a 5. O try brasileiro foi anotado por Lucas Drudi.
 
No segundo dia de jogo, o Brasil não mostrou o mesmo padrão de jogo e logo na primeira partida sofreu uma dura derrota para o Chile, por 33 a 0. Precisando da vitória contra a Argentina para ganhar tranquilidade, os Tupis não conseguiram fazer frente aos hermanos e acabaram derrotados por 19 a 10. Os tries brasileiros foram anotados por Rambo e Diegão.
 
Ainda com chances de classificação, o Brasil enfrentou novamente o Uruguai. Apesar do início animador, com pressão no campo de ataque, os Tupis sofreram dois tries do adversário. Nos instantes finais, Alemão ainda fez um try para o Brasil, mas não conseguiu impedir a derrota por 14 a 7. Na última partida do quadrangular final, o Chile superou novamente a Argentina, dessa vez por 7 a 5, e ficou em primeiro lugar do Viña Sevens.
 
“Neste torneio tivemos a estreia de três novos jogadores, que acabaram de subir do juvenil, com destaque para o Lucas Drudi, que foi titular em todos os jogos. Esta talvez tenha sido a grande conquista do Brasil, e um início de renovação da nossa Seleção”, afirma Fernando Portugal, capitão dos Tupis.
 
“Foi um torneio duro e com todas as equipes bem preparadas. Demoramos a nos encontrar em campo, mas no penúltimo e no último jogo conseguimos encaixar bons lances e jogadas. Voltamos com uma boa bagagem, principalmente para os novos jogadores. Agora é chegar no Brasil e continuar a focar nos treinos para a Odesur”, finaliza Alemão, lembrando que os Tupis disputam em março os Jogos Sul-Americanos, também no Chile.
 
Resultados do Brasil no Viña Sevens
 
Brasil 7 x 5 Paraguai
 
Uruguai 15 x 5 Brasil
 
Chile 33 x 0 Brasil
 
Brasil 10 x 19 Argentina
 
Brasil 7 x 14 Uruguai
 
 
Brasil: Arthur Bergo; Diego Lopez; Erick Cogliandro "Putim"; Felipe Claro "Alemão"; Fernando Portugal; Gustavo Barreiros de Albuquerque "Rambo"; Jose Vitor Silva Barbosa; Lucas Drudi; Lucas Duque "Tanque"; Martin Schaefer; Moisés Duque; Pedro Lopes; Rodrigo Andrioli; Vinicius Cavalcanti Faustino; Thiago Maihara.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook