Brasileiras perdem todos os jogos em Dubai

Seleção feminina encarou as melhores do mundo em Dubai / Foto: IRB/Divulgação

Dubai - A Seleção Brasileira Feminina de Rugby encerrou no sábado, dia 1º de Dezembro, sua participação na primeira etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino do IRB (WSWS), disputada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), com um 12º lugar. As campeãs da etapa foram as neozelandesas, mais conhecidas como Black Ferns, que derrotaram a África do Sul por 41 a 0 na final. 

Este foi o primeiro desafio das Tupis depois de passarem duas semanas de treinamento intensivo na Nova Zelândia com os profissionais do Crusaders. O aprendizado com os melhores do mundo já começou a ser visto dentro de campo, com um nível técnico mais elevado e a diminuição da margem de pontos contra adversárias de alto nível.

"Estamos trabalhando em um projeto de longo prazo, aprimorando habilidades, desenvolvendo competências e minimizando nossas fraquezas. As equipes do Circuito ainda estão em um patamar superior, mas estamos mostrando uma evolução constante em nosso padrão de jogo e muitos já reconhecem o nosso potencial. Agora, com o suporte de uma das equipes mais vitoriosas do mundo, não tenho dúvida que vamos reduzir cada vez mais essa diferença de nível e alcançar resultados expressivos em breve", comenta Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Na sexta-feira (30), as brasileiras estrearam com derrota para a Espanha, vice-campeã européia, por 19 x 0. Na segunda rodada, a Inglaterra, campeã do Circuito na temporada 2011-2012, superou as tupis por 22 a 0. Contra a África do Sul, vice-campeãs da etapa de Dubai, o Brasil fez um jogo parelho e marcou seu primeiro try na competição em uma bela jogada concluída pela capitã Julia Sardá. Contudo, as africanas foram melhores no segundo tempo e acabaram vencendo por 19 a 5. O resultado deixou a equipe nacional em quarto lugar do grupo A, levando à disputa das semifinais da Taça de Bronze (Bowl) contra a França.

No sábado, vitória das francesas por 22 a 0. Na disputa de 11º lugar, as brasileiras encararam as chinesas e por pouco não as superaram. As Tupis começaram muito bem a partida, com Paula Ishibashi e Julia Sardá deixando o Brasil à frente do placar, por 17 a 7. No segundo tempo, Zhou Lilian desequilibrou para a China, marcando os dois tries da virada, fechando placar em 19 a 17.

O próximo desafio das brasileiras será na etapa norte-americana do Circuito, que será disputada em Houston, nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2013. Depois dos Estados Unidos, a Série Mundial segue para Guangzhou (China) e Amsterdam (Holanda).

Participam do torneio na temporada 2012/2013 seis seleções fixas - Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Holanda - e mais seis convidadas.

A Seleção Brasileira que participou da primeira etapa em Dubai era formada por:

Juliana Santos (Bandeirantes)
Angelica Gevaerd (SPAC)
Julia Sarda (Desterro)
Edna Santini (São José)
Paula Ishibashi (SPAC)
Carla Barbosa (São José)
Jessica Santos (SPAC)
Beatriz Muhlbauer (Niterói)
Thais Rocha (SPAC)
Gabriela Avila (SPAC)
Luiza Campos (Charrua)
Mariana Ramalho (SPAC)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook