Brasil sedia primeira divisão do Sul-Americano juvenil

Tupis recebem a elite sul-americana juvenil de rugby em São José dos Campos para a disputa do Consur “A” / Foto: Foto Jump / CBRu

Rio de Janeiro - Entre os dias 15 e 21 de setembro São José dos Campos será sede do Consur “A” – Campeonato Sul-Americano Juvenil de Rugby. O evento conta com a participação de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai e é organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP).

Os participantes do Consur “A” foram definidos de acordo com a classificação do torneio anterior, sendo que os três primeiros foram automaticamente classificados, e o quarto teve de jogar uma partida de repescagem contra o primeiro colocado do Consur “B”. O Paraguai, quarto colocado em 2012, enfrentou o Brasil em junho deste ano, em Assunção, e foi derrotado por 15 a 11. Agora em São José dos Campos os quatros participantes se enfrentarão em partidas únicas, todos contra todos, para definir o ranking sul-americano da categoria e o das equipes que poderão classificar-se para o Junior Trophy em 2015.
 
“Eu acredito que será um torneio duro para os nossos atletas, tanto no aspecto físico quanto mental. Vamos ter um grande desafio e essa é uma ótima oportunidade para os jogadores, então estamos muito ansiosos pela competição”, afirma o head coach da Seleção Brasileira, Brent Frew.
 
Assim, serão três partidas que a Seleção Brasileira terá pela frente: no dia 15/09, diante do Chile (às 13h), no dia 18/09, contra o Uruguai (às 13h), e o por último no dia 21/09, ante a forte Argentina (às 15h30).
 
Grande vitrine para os futuros craques da bola oval, o evento é marcado por revelar diversas estrelas do esporte. Na última edição realizada no Brasil, no Rio de Janeiro em 1999, alguns atletas hoje consagrados na Seleção principal, como o capitão Fernando Portugal e Daniel Danielewicz, o Nativo, estiveram em campo.
 
Histórico do Consur
 
O primeiro Campeonato Sul-Americano Juvenil de rugby foi realizado na Argentina em 1972, quando ainda era disputado por menores de 18 anos (M18). Desde então passou a ser realizado a cada dois anos, em anos pares, até a edição de 1998. A partir de 1999, quando o torneio foi realizado no Brasil pela última vez, começou a ser anual e a idade máxima subiu para 19 anos (M19).
 
Em 2008 a disputa foi novamente reformulada e, com a adição de novas equipes, foi dividida em dois níveis: divisão A, com as equipes mais fortes da região e divisão B, com as seleções do segundo escalão sul-americano, formato que persiste atualmente.
 
A equipe treinada pelo neozelandês Brent Frew possui os seguintes atletas:
 
#1 - Jhonathan Dias - Jhon (Pilar),
 
#2 - Fábio Nery (Hooker),
 
#3 Wilton Rebolo - Nelson (Pilar),
 
#4 - Rodrigo Andrioli (2ª Linha),
 
#5 - Jonathan Alvarenga - Jow (2ª linha),
 
#6 - Arthur Bergo (3ª linha),
 
#7 - Vitor da Mata - Loko (3ª Linha/Asa),
 
#8 - Luan Almeida - Big Mike (3ª Linha / 8º),
 
#9 - Lucas Domingues - Sábados (Half scrum),
 
#10 - Pedro Di Pilla - Pedrinho (Abertura),
 
#11 - Pablo Hernandes - Insulina (Ponta),
 
#12 - João Paulo Neto - JP (Centro),
 
#13 - Lucas Tranquez - Zé (Centro),
 
#14 - João Bello (Ponta),
 
#15 - Matheus Cruz - Cruz (Fullback),
 
#16 - Victor Marques - Bolinha (Hooker),
 
#17 - Ygor dos Santos - Crocop (Pilar),
 
#18 - Cleber Dias - Gelado (2ª Linha),
 
#19 - Patrício Veloso - Tiço (3ª Linha),
 
#20 - Laurent Bourda-Couhet - Laurent (Half scrum),
 
#21 - Victor Guastali - Kallu (Centro),
 
#22 - Luis Gustavo Andreoti - Gutão (Ponta),
 
#23 - Vitor Kappel - Vitão (Pilar),
 
#24 - Benedito Rodrigues - Benê (Forward),
 
#25 - Guilherme Lira - Gui Lira (Back)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook