Brasileiras surpreendem na terceira etapa do Circuito Mundial

As brasileiras fizeram bons jogos contra algumas das melhores equipes da atualidade  / Foto: IRB

China - As Tupis também entraram em campo neste final de semana e fizeram bonito na terceira etapa do Circuito Mundial de Sevens (WSWS), disputada em Guangzhou (China). As brasileiras fizeram bons jogos contra algumas das melhores equipes da atualidade, incluindo a campeã mundial Austrália, e terminaram na oitava colocação. As campeãs da etapa foram as neozalendesas, que venceram a Inglaterra na final de Ouro por 19 a 5 e seguem líderes da competição com 54 pontos.
 
Na primeira fase, pelo grupo A, a seleção brasileira encarou Nova Zelândia, Holanda e Tunísia. A estreia foi contra a equipe da Oceania, líder do torneio. As neozelandesas dominaram a partida do início ao fim, pressionando bastante a saída de bola das brasileiras e fazendo com que as tupis se mantivessem quase o tempo inteiro no campo de defesa. Mesmo assim, o Brasil conseguiu segurar o placar em 29 a 0.
 
Contra as holandesas, as brasileiras tiveram uma atuação histórica e por pouco não conseguiram a vitória. As Tupis conseguiram impor seu padrão de jogo na primeira etapa e com um try de Xuxu, saíram para o intervalo com 5 a 0 de vantagem. Logo no início do segundo tempo, Edninha arrancou e passou para Gabi marcar mais um try para o Brasil, convertido por Xuxu. Mas a Holanda não se intimidou, procurou encontrar seu espaço e contou com as habilidades de Kelly van Harskamp para furar a forte defesa brasileira, empatando a partida em 12 a 12. Na última partida da fase de grupos, vitória da seleção brasileira por 24 a 0 diante da Tunísia. Edninha, Tatá, Mari e Xuxu marcaram.
 
As brasileiras encerraram a primeira fase como as melhores terceiras colocadas e assim avançaram as quartas de final da competição, onde encontraram o Canadá. As Tupis tiveram dificuldades na marcação, já que a equipe canadense impôs um ritmo forte desde o início. As canadenses marcaram três tries ainda no primeiro tempo, mas o Brasil não desistiu e conseguiu deter a posse de bola, impedindo que o Canadá ampliasse o marcador. Porém, Elissa Alarie encontrou espaços e marcou mais dois tries para as canadenses, fechando a partida em 33 a 0.
 
Nas semifinais de Prata, o Brasil encontrou novamente a Holanda, mas dessa vez a equipe europeia levou a melhor. A partida começou equilibrada, com os dois times trocando a posse de bola e só aos seis minutos Pien Selbeck conseguiu furar a defesa brasileira e marcar dois tries, sem conversão. Na segunda etapa, as equipes novamente mediram forças mas, assim como o confronto da primeira fase, Kelly van Harskamp fez a diferença e ampliou o marcador para as holandesas. Tessa Veldhuis ainda fez o seu no final do segundo tempo, decretando a vitória holandesa por 22 a 0. 
 
O Brasil encerrou sua participação Sevens de Guangzhou disputando o sétimo lugar contra a tradicional Austrália, atual campeã mundial da modalidade. No primeiro tempo, as australianas aproveitaram a velocidade de suas atletas e abriram o placar com Shontelle Stowers logo no primeiro minuto de jogo. Apesar do susto, a defesa brasileira se portou muito bem no decorrer do jogo e conseguiu impedir novo avanço das campeãs mundiais. O Brasil conseguiu equilibrar a partida na segunda etapa, pressionando a defesa australiana. No último minuto Barbara Santiago, a Babi, chegou ao in goal adversário, mas Mari não conseguiu converter deixando o empate escapar. Entretanto, o placar de 7 a 5 foi muito comemorado já que as brasileiras mostraram muita qualidade diante de um oponente poderosíssimo. O Brasil está em 11° lugar na classificação geral com 11 pontos. A última etapa do Circuito Mundial será disputada nos 17 e 18 de maio, em Amsterdã, na Holanda. 
 
Confira a classificação do torneio após três etapas (Dubai, Houston e Guangzhou):
 
1- Nova Zelândia - 54 pontos
2- Inglaterra - 46 pontos
3- Austrália - 38 pontos
4- Estados Unidos - 36 pontos
5- Canadá - 34 pontos
6- Holanda - 26 pontos
7- Rússia - 24 pontos
8- África do Sul - 24 pontos
9- Espanha - 16 pontos
10- Irlanda - 12 pontos
11- Brasil - 11 pontos
12- Japão - 7 pontos
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook