Colegas fazem última dança típica na despedida de Jonah Lamu

Funeral de Jonah Lamu / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Em clima de comoção foi realizado nesta segunda-feira o velório do ídolo do rugby Jonah Lomu, no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. Colegas do jogador do passado e de atualmente se uniram para prestar uma emocionante homenagem.
 
Enquanto o caixão preto, coberto com uma camisa dos All Blacks, era carregado para o carro funerário, o ex-jogador Buck Shelford puxava um haka histórico, com mais de 20 atletas em homenagem a Lomu.
 
Além do caixão, a camisa preta com o número 11, do ex-jogador, foi vestida pela sua esposa, Nadene, e pelos filhos Brayley, de 6 anos, e Dhyreille, de 5. Ídolo inconteste no seu país, Lomu teve seu velório televisionado por quase todas as emissoras de TV neozelandesas.
 
"Lomu é um ícone do rugby e eu tinha de representar todos os fãs que ele tem ao redor do mundo. Este homem fantástico entregou uma excelente mensagem sobre o rugby para todos. Ele aterrorizava as defesas e empolgava os torcedores com um jogo de velocidade que ninguém tinha visto”, declarou Bernard Lapasset, presidente da World Rugby, que viajou 18 mil km para acompanhar a cerimônia.
 
John Hart, ex-treinador da seleção da Nova Zelândia, também deixou uma emocionante declaração. "Jonah, você era uma aberração no campo e um cavalheiro, um gigante atencioso fora dele. Nós escolhemos Eden Park por que é uma casa espiritual do rugby, e um lugar que ele amava demais”, disse.
 
Jonah Lomu é querido não só no meio do rugby. A rainha Elizabeth II, David Beckham, Morgan Freeman e Elton John foram algumas das personalidade que lamentaram a morte do jogador.
 
E não é à toa. O ex-jogador anotou 37 tries em 63 jogos pela Nova Zelândia. A aposentadoria, ainda jovem, veio por causa de uma doença rara nos rins, causa também do ataque cardíaco que tirou sua vida aos 40 anos.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook