Fiji, África do Sul e mais 2 garantem vaga no rugby para Olimpíadas

O capitão fijiano Osea Kolinisau em caminho livre para mais um try, espécie de "gol" do rugby / Foto: Chris McGratch / Getty Images

Rio de Janeiro - Fiji, África do Sul, Nova Zelândia e Grã-Bretanha: estas são as quatro primeiras equipes a conquistar vaga Olímpica para o rugby sevens. 
 
Melhores colocadas ao final da temporada 2014/2015 da Série Mundial masculina do esporte, que terminou neste domingo (17), as quatro seleções estão confirmadas no campeonato que marca o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos após 92 anos de ausência - e pela primeira vez com disputas no formato com sete jogadores para cada lado.
 
Campeão do torneio, Fiji pode até ter pouca tradição Olímpica, mas a volta do rugby aos Jogos Olímpicos era o estímulo que o país esperava para mudar essa história. Uma das grandes forças do rugby, a seleção fijiana sempre terminou entre as quatro primeiras colocadas na Série Mundial. Na Copa do Mundo, competição que venceu em 2005, Fiji ficou em terceiro lugar na última edição, em 2013. Alguma dúvida de que o país vem forte em busca da primeira medalha Olímpica de sua história?
 
"Conseguimos nossa vaga! Foi um caminho longo e difícil, mas nós trabalhamos muito duro para alcançar nosso objetivo e estamos todos muito orgulhosos. Essa vaga significa muito para o nosso país, porque será a primeira vez que disputaremos os Jogos com chances reais de medalha. Ser um atleta Olímpico é um sonho que está perto de se tornar realidade", disse Osea Kolinisau, capitão da seleção de Fiji.
 
Outras potências do rugby reafirmaram sua força e também confirmaram presença nos Jogos Rio 2016. Conforme decisão anterior ao início do torneio da Série Mundial, a Inglaterra disputaria a vaga em nome da Grã-Bretanha no campeonato e, com a quarta colocação, classificou para o Rio 2016 os anfitriões dos últimos Jogos Olímpicos. A África do Sul, campeã da Série Mundial na temporada 2008/2009, também confirmou participação Olímpica.
 
A poderosa Nova Zelândia de DJ Forbes, que venceu 12 das 16 edições da Série Mundial disputadas até hoje, também carimbou o passaporte com a terceira posição no campeonato - apesar de esta ter sido a pior colocação da história do país no torneio, que sempre havia sido campeão ou vice até então. 
 
"Conquistar a Série Mundial teria sido importante, mas classificar para os Jogos Olímpicos era nossa principal meta. Nós sabíamos que não seria fácil ficar entre os quatro melhores, mas conseguimos. Agora já podemos até nos imaginar indo para o Rio de Janeiro", disse o técnico neozelandês Sir Gordon Tietjens.
 
O torneio Olímpico de rugby sevens reunirá 12 países em cada gênero. Seis campeonatos classificatórios continentais serão disputados no segundo semestre de 2015 - todos os seis campeões estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do torneio Olímpico classificatório mundial, que será disputado em 2016. O Brasil, como país-sede, está garantido na disputa.
 
Para o torneio feminino, o sistema de classificação Olímpica é o mesmo. No próximo fim de semana (23 e 24 de maio), a última etapa da Série Mundial, na Holanda, definirá as quatro primeiras equipes classificadas.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook