Garotas mostram sua força na Copa Cultura Inglesa de Verão

Copa Cultura Inglesa de Verão agita Embu das Artes / Foto: Mario Henrique

São Paulo - Apesar de ser considerado um esporte tipicamente masculino, o rugby está despertando cada vez mais o interesse das mulheres. Segundo dados da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), atualmente existem mais de 600 atletas no país, praticamente o dobro da quantidade registrada no censo de 2009. Além disso, em oito anos de existência, a seleção feminina nacional já conquistou oito títulos sul-americanos e tem uma participação no Mundial de 2009. 
 
Diante do cenário otimista, nesta temporada, a CBRu irá fomentar ainda mais a modalidade de sevens (olímpica) no universo feminino atingindo a categoria de base. Neste final de semana (19 e 20), as atletas da categoria M18 disputam a Copa Cultura Inglesa de Verão, no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), com entrada gratuita ao público.
 
Participam da competição quatro equipes paulistas - São José (SP), Leões de Paraisópolis (SP), SPAC (SP), Jacareí (SP) - mais as seleções Fluminense e Paranaense, divididas em dois grupos com três times em cada. As duas primeiras equipes de cada grupo classificam-se direto para as semifinais, enquanto as outras quatro se enfrentam em dois jogos de repescagem para definir os outros dois semifinalistas. Para as jovens, o torneio representa uma ótima oportunidade de vivência esportiva.
 
"Elas irão adquirir mais experiência e isso é muito importante para o desenvolvimento. No caso das meninas de Paraisópolis, elas sabem que será um campeonato difícil. A maioria tem menos de 16 anos e nessa competição irão disputar uma categoria superior. Mesmo assim, elas já estão acostumadas. Na temporada passada, participaram de todas as etapas do Estadual Paulista adulto e mostraram que têm condições de competir contra as melhores equipes do país. A meta delas é entrar para ganhar", explica a treinadora Márcia Muller, do time feminino Leões de Paraisópolis.
 
Competição masculina - Além da competição feminina, a Copa Cultura Inglesa de Verão traz a disputa de rugby sevens para as categorias M18 e M16 masculinas. Catorze equipes de seis estados estão envolvidas. O evento serve como vitrine para os talentos da nova geração que sonham em defender as cores do Brasil.
 
"A iniciativa vêm de encontro com a preparação para as Olimpíadas do Rio/2016. A competição é nova, em especial para a categoria M16, que normalmente joga rugby XV. Mas essa experiência é boa para o crescimento deles dentro do esporte", afirma Júlio César Faria dos Santos, treinador do Jacareí.
 
A competição terá início no sábado (19), às 9h. No primeiro dia será disputada a fase de grupos de todas as categorias. No domingo (20), também a partir das 9h, serão jogadas as eliminatórias. As finais terão início às 17h. O Estádio Hermínio Espósito fica localizado na Alameda Fernando Batista Medina, 120, Embu das Artes (SP).
 
Confira os grupos da primeira fase:
 
Masculino M18
Grupo A: Jacareí (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Templários (SP)
Grupo B: São José (SP), Bandeirantes (SP) e BH Rugby (MG)
Grupo C: Pasteur (SP), Ilhabela (SP) e San Diego (RS)
Grupo D: SPAC (SP), Costão Norte (SC), Leões de Paraisópolis (SP)
 
Masculino M16
Grupo A: Tapera (SC), Curitiba (PR), São José (SP) e Leões de Paraisópolis (SP)
Grupo B: BH Rugby (MG), Ilhabela (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Jacareí (SP)
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook