Ídolo britânico de sevens apresenta o esporte a crianças do Rio

Ollie Phillips lidera o treino de rugby com crianças na Praia do Flamengo / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - Ollie Phillips, ex-capitão do time britânico de rugby sevens, juntou forças com o atual capitão brasileiro Fernando Portugal para promover o esporte na Praia do Flamengo nesta quarta-feira. Além de jogador de rugby, Phillips também é velejador e está no Rio para a primeira parada da Clipper Round the World Yacht Race – uma disputa entre velejadores que conta com um percurso de mais de 3000 milhas oceânicas e passa pelos cinco continentes, e aproveitou a parada programada pelo circuito para ensinar o rugby a 40 crianças da escola municipal Guimarães Rosa, nos arredores de Deodoro.

“O rugby me proporcionou muito e esta é uma oportunidade para que eu possa dar algo de volta. Em dias como este, quando você vê a alegria nos rostos das crianças, tudo vale a pena”, afirmou Phillips, “Atleta do Ano de 2009 no Rugby Sevens”.
 
A versão completa do esporte, com 15 jogadores de cada lado, fez parte do programa Olímpico entre 1900 e 1924, mas o rugby sevens, que conta com sete jogadores, terá a sua estreia no Rio 2016. Sobre a importância deste marco, Phillip disse: “É enorme! Será um grande impulsionador do esporte no mundo todo. O rugby sevens é rápido, divertido e tem uma atmosfera festiva – tudo a ver com a cultura brasileira. Eu estou no Rio há apenas três dias e já me apaixonei pela cidade. Serão Jogos absolutamente fabulosos”.
 
Phillips e Portugal formaram um time com integrantes do Rio Rugby, um projeto social que ensina o esporte na comunidade da Rocinha. Os jovens também tiveram a chance de embarcar no veleiro da Grã-Bretanha, no qual Phillip e seus tripulantes fazem a volta ao mundo.
 
Vinícius Souza, de 12 anos, contou: “Eu nem sabia que o rugby existia. É bem diferente do futebol e do handebol porque você não pode jogar a bola para frente, só para o lado ou para trás. É muito legal! Além disso, foi a primeira vez que entrei num veleiro – é tão bonito”.
 
Mariana Behr, gerente geral de Educação do Comitê Rio 2016, afirmou: “Estamos tentando trazer os valores olímpicos e paralímpicos para melhorar a vida das crianças e ajudá-las ser o melhor que podem. Um dos nossos objetivos é proporcionar às crianças a chance de experimentarem novos esportes e hoje é o exemplo perfeito disso”.
 
Phillips e sua tripulação vão continuar na disputa da Clipper Round the World Race no sábado, quando partirão para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Mesmo se recuperando de uma lesão, o capitão de 31 anos garante que vai continuar a dar aulas de rugby em diferentes pontos de parada ao longo do caminho. E afirmou ainda que vai voltar ao Rio em 2016 para encerrar a sua carreira com chave de ouro, ao se tornar um atleta Olímpico.
 
“Estou me recuperando bem e vou me preparar ao máximo que puder para conseguir chegar até lá. Adoraria encerrar a minha carreira em uma das melhores cidades que já passei e ainda estar aqui para tentar ganhar uma medalha de ouro. Seria realmente incrível! Se isso acontecer, com certeza vocês verão alguns dos meus movimentos de samba”, brincou.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook