Meta do Band-Sarries é chegar a decisão no Brasileiro de Rugby

Band-Sarries no aquecimento / Foto: Divulgação/ZDL

São Paulo - Embalado pelo terceiro lugar no Campeonato Paulista encerrado há dez dias, o time masculino do Band-Sarries estreia neste sábado (19) no Super 10, o campeonato nacional de XV (15 jogadores), em um duelo paulista contra o Rio Branco às 13h no Ceret Tatuapé. O time ainda não estará completo devido aos atletas que ainda se recuperam de lesões sofridas durante o estadual. 
 
O Super 10 é assim chamado porque reúne os dez melhores times do País. Em 2013, o Band-Sarries ficou na quarta colocação atrás do campeão SPAC e também de Pasteur e São José. Para esta temporada, a meta é evoluir e colocar o time na decisão do torneio. Será o primeiro Brasileiro da equipe do Ibirapuera após a parceria estabelecida em dezembro com o Saracens (Sarries) da Inglaterra, um dos mais tradicionais clubes de rugby da Europa. 
 
"A parceria é recente e os frutos terão de amadurecer. Já está surtindo efeito em nossos métodos de trabalhar, mas ainda não é possível obter resultados dentro de campo", considera Gesner Martoni, integrante da Comissão Técnica. "Chegamos à semifinal no Paulista, mas agora queremos disputar o título", almeja o treinador que espera o fortalecimento do time com o retorno de Gabriel Paganini, em estágio de um mês no Saracens em Londres. O estágio faz parte das ações em conjunto com o clube inglês. 
 
O Super 10 será disputado no formato todos contra todos em turno único. Os quatro primeiros disputam semi-finais e final. Neste ano, o campeonato será ainda mais seletivo porque três times serão rebaixados para a segunda divisão. A ideia é de se transformar o Brasileiro de 2015 em Super 8. O duelo mais recente entre Band-Sarries e Rio Branco, jogo do próximo sábado, aconteceu na última rodada da fase de classificação do Paulista com vitória do Rubro-negro do Ibirapuera por 24 a 12. 
 
Mulheres em campo - O Super 7's é o torneio nacional feminino na modalidade 'seven-a-side' (sete jogadoras para cada lado), no qual oito times fixos disputam seis etapas com equipes convidadas pelas federações estaduais ou pela CBRu. Neste ano as sedes de cada uma das etapas estão definidas: Belo Horizonte, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. 
 
O campeonato é disputado por pontos corridos. Durante o fim de semana de cada etapa, os times fazem cinco jogos entre fase classificatória, semifinal e final. Em 2013, o Band-Sarries ficou em terceiro lugar e a exemplo do masculino, neste ano tem como meta chegar à decisão. A etapa de abertura do Super 7's neste fim de semana será em Belo Horizonte. 
 
Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes - A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.
 
Em março de 1983, um grupo de jogadores oriundos de diversos colégios e faculdades decidiram montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil. 
 
Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul. 
 
O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar São Paulo Saracens Bandeirantes.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook