Nova geração olímpica de rugby mostra seu talento na Copa Cultura Inglesa 2013

Copa Cultura Inglesa de Verão agita Embu das Artes / Foto: Mario Henrique

São Paulo - Neste final de semana (19 e 20), a nova geração do rugby nacional dá um passo importante rumo aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Atletas das categorias M18 e M16 disputam no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens Juvenil, denominado Copa Cultura Inglesa de Verão. 
 
A competição é semelhante ao torneio nacional juvenil de XV, que já ocorre há três anos no mês de julho, e logo na primeira edição contará com a participação de 260 jovens de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
 
"Para todos, será um torneio completamente novo, já que estão mais habituados com a modalidade de XV. Vai exigir um aprendizado rápido e melhor capacidade de adaptação. É uma ótima oportunidade para os jovens desta faixa etária mostrarem seu potencial. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento da modalidade de sevens (Olímpica)", comenta Maurício Coelho, técnico do São José.
 
Além da disputa masculina, a Copa Cultura Inglesa de Verão traz como diferencial a inclusão da categoria feminina M18. Esta é mais uma ação da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para fomentar a modalidade entre as mulheres e que pode ainda favorecer a busca por novos talentos para a seleção octacampeã sul-americana. Quatro equipes paulistas - São José (SP), Leões de Paraisópolis (SP), SPAC (SP), Jacareí (SP) - mais as seleções Fluminense e Paranaense participam dessa primeira edição do torneio.
 
"É bom pensar em eventos para todas as categorias. Antes as meninas participavam só de eventos locais, treinavam mais do que competiam. Depois veio o Brasil Sevens e no ano passado surgiu o Super Sevens - Circuito Brasileiro. Além disso, uma competição nacional como a Copa Cultura é encarada como um desafio e acaba motivando muito", afirma Ignácio Ferreyra, treinador da equipe feminina do São José. 
 
Incentivo - A Cultura Inglesa, patrocinadora master do torneio, irá oferecer duas bolsas de estudos (6 meses), uma para a revelação da categoria masculina e outra para o destaque da categoria feminina.
 
A competição - A Copa Cultura Inglesa de Verão terá início no sábado (19), às 9h. No primeiro dia de competição será disputada a fase de grupos de todas as categorias. No domingo (20), também a partir das 9h, serão jogadas as eliminatórias. As finais terão início às 17h. Confira os grupos da primeira fase:
 
Masculino M18
Grupo A: Jacareí (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Templários (SP)
Grupo B: São José (SP), Bandeirantes (SP) e BH Rugby (MG)
Grupo C: Pasteur (SP), Ilhabela (SP) e San Diego (RS)
Grupo D: SPAC (SP), Costão Norte (SC), Leões de Paraisópolis (SP)
 
Masculino M16
Grupo A: Tapera (SC), Curitiba (PR), São José (SP) e Leões de Paraisópolis (SP)
Grupo B: BH Rugby (MG), Ilhabela (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Jacareí (SP)
 
Feminino M18 
Grupo A: Seleção Paranaense (PR), São José (SP) e SPAC (SP)
Grupo B: Seleção Fluminense (RJ), Leões de Paraisópolis (SP) e Jacareí (SP)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook