Pasteur é o primeiro semifinalista do Super 10

Pasteur segue invicto no Super 10 / Foto: Moisés Nascimento / Fotojump

Rio de Janeiro - O Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby chega à reta final prometendo equilíbrio e emoção. A sétima rodada foi concluída neste sábado (31), com cinco partidas disputadas. O Pasteur (SP) superou o Desterro (SC), por 20 x 19, e tornou-se a primeira equipe garantida nas semifinais do torneio. Na capital paranaense, o SPAC (SP) venceu o Curitiba por 15 x 9 e subiu uma posição na tabela, assim como o São José (SP), que também melhorou sua classificação, subindo de quarto para terceiro, após bater o Bandeirantes (SP), por 57 x 15. No Sul, o Farrapos (RS) venceu o Niterói por 27 x 3, mantendo-se na quinta colocação. Já em Belo Horizonte, BH Rugby (MG) e Rio Branco (SP) conquistaram os primeiros pontos. Com o triunfo apertado, pelo placar de 30 x 29, os paulistas subiram para a oitava colocação, enquanto os mineiros seguem na lanterna.

Pasteur e Desterro fizeram no Tatuapé, em São Paulo, um jogo que demonstrou o quanto o rugby brasileiro está equilibrado. Os Galos abriram o placar com um try, levaram a virada e se recuperaram ainda no primeiro tempo, que acabou em 10 x 7 para os paulistas. No segundo tempo, os catarinenses conseguiram virar para 19 x 15, mas nos minutos finais os donos da casa marcaram mais cinco pontos e fecharam com 20 x 19. "O jogo foi difícil, como sempre é contra o Desterro. Porém, mais uma vez na hora do vamos ver, o Pasteur acabou levando a vitória e agora já estamos garantidos nas semifinais do Super 10. O campeonato é longuíssimo. E todo mundo já sente o cansaço acumulado", vibrou Junior Oriloli, capitão do clube franco-paulista.
 
Em Curitiba, o SPAC aplicou a segunda derrota seguida aos Touros em casa. Com o placar de 15 x 9, o time paulista subiu à segunda colocação, com 25 pontos, enquanto os paranaenses mantiveram-se na sexta posição. "Foi um jogo difícil, em que o SPAC não entrou bem no primeiro tempo, talvez pela viagem desgastante que tivemos. Não é desculpa, mas a preparação para o jogo é importantíssima. O que fez a diferença a nosso favor foi o fator mental, que nos ajudou a mudar de atitude. O Curitiba endureceu o jogo, com muito contato e no final da partida, essa maturidade que demonstramos foi decisiva para que a vitória viesse", analisou Leco Castiglioni, capitão do SPAC.
 
No campo do Teatrão, São José e Bandeirantes fizeram um jogo intenso no primeiro tempo, mas na etapa final os donos da casa conseguiram uma larga folga no placar. Resultado final: 57 x 11 para os joseenses, que jogaram o Band para a quarta colocação. "Entramos no jogo sabendo que o Bandeirantes estava em uma boa fase, mas estávamos conscientes de que fizemos bons treinamentos nas últimas semanas com o elenco completo e que isso poderia nos ajudar. Sabíamos que essa era a hora de começar a crescer no campeonato. E o volume de jogo que tivemos no segundo tempo foi fruto desse treino forte que a equipe vem fazendo", comentou Léo Frota, capitão do São José.
 
Em Bento Gonçalves, o Farrapos não teve dificuldades para triunfar sobre o Niterói. Com a vitória por 27 x 3, o time gaúcho segue próximo do grupo dos quatro semifinalistas, somando 22 pontos, um a menos do que o Bandeirantes, quarto colocado. "Fizemos um jogo muito parelho aqui no estádio da Montanha. Em um jogo aberto, o Farrapos se impôs mais e ganhou terreno. Isso foi determinante para nossa vitória. Teremos dois confrontos diretos contra Curitiba e SPAC. Tanto para nós quanto para os dois adversários, só a vitória interessa", avaliou Claudinei "Pequeno", capitão dos Farrapos.
 
Em Belo Horizonte, BH e Rio Branco fizeram o duelo das duas equipes que ainda não haviam pontuado. Com uma vitória apertada no final, por 30 x 29, o time paulistano conquistou os cinco pontos, enquanto os mineiros anotaram dois, um pela diferença menor de 7 pontos no placar e mais um ponto por terem anotado quatro tries. "Ganhamos por um ponto de diferença em um jogo muito disputado. No primeiro tempo jogamos muito melhor e no segundo demos uma caída de rendimento. Foi um jogo honesto, por isso dou os parabéns ao BH. Queremos continuar no Super 10 na próxima temporada, e essa vitória foi importante para isso. Tivemos uma renovação no time e isso deu certo", destacou Vinicius Alvares, capitão dos Pelicanos.
 
Resultados da sétima rodada:
São José 57 x 11 Bandeirantes
Curitiba 9 x 15 SPAC
Pasteur 20 x 19 Desterro 
BH Rugby 29 x 30 Rio Branco 
Farrapos 27 x 3 Niterói
 
Classificação do Super 10 
1º - Pasteur - 33 pontos 
2º - SPAC - 25 pontos
3º - São José - 24 pontos
4º - Bandeirantes - 23 pontos
5º - Farrapos - 22 pontos
6º - Curitiba - 18 pontos
7º - Desterro - 11 pontos
8º - Rio Branco - 5 pontos
9º - Niterói - 4 pontos
10° - BH Rugby - 2 pontos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook