Pasteur e SPAC vão disputar a final do Brasileiro de Rugby 2013

Times superam Bandeirantes e São José e agora disputam o título do Super 10 / Foto: Divulgação

São Paulo - O domingo foi de festa em São Paulo. Após duas partidas emocionantes, Pasteur e SPAC derrotaram Bandeirantes e São José, respectivamente, e garantiram vaga na grande final do Super 10 – Campeonato Brasileiro de Rugby 2013. As partidas foram disputadas em sequência no Estádio do Ibirapuera, que contou com bom público nas arquibancadas.
No primeiro jogo da tarde o Pasteur, líder da primeira fase do Super 10, derrotou o Bandeirantes por 39 a 15. Logo no início, Ogro anotou o primeiro try da partida, convertido por Gu, para o Pasteur. O Bandeirantes tentou reagir com um penal de Japa, mas logo foi dominado pelo adversário. Em contra-ataque rápido, Marquinhos fez o segundo try do Pasteur, convertido por Maihara. Com mais dois tries, um convertido e outro não, o Pasteur foi para o intervalo com uma vantagem confortável de 26 a 3.
 
Mesmo com o placar favorável, o Pasteur retornou do intervalo atacando e, com dois penais e um try de Maihara, convertido por Gu, abriu 39 a 3 no placar. O Band ainda tentou a reação, fazendo dois tries e convertendo um, mas no foi o bastante para reverter o resultado final: Pasteur 39 x 15 Bandeirantes.
 
Junior, capitão da equipe vencedora, explicou a partida: “fizemos tudo que era necessário para conseguir a vaga na final. Tivemos um relaxamento na última rodada, contra o SPAC, mas provamos hoje que foi só um relaxamento. Agora estamos totalmente focados na final”.
 
No segundo jogo das semifinais, SPAC e São José brigaram até os instantes finais e uma das partidas mais disputadas do Campeonato Brasileiro. Após grande batalha, os paulistanos conquistaram a vaga na final com a vitória por 21 a 18. O SPAC saiu na frente, com um penal de Leco, mas o São José logo virou o placar para 5 a 3 com um try não convertido de Vico. A partida seguiu com muitas alternâncias, e com mais um penal Leco virou o jogo para o SPAC. Também com um penal Tanque virou novamente o placar para o time do Vale do Paraíba: 8 a 6. E o jogo ainda teve polêmica no primeiro tempo, depois que Leco bloqueou um chute, e mesmo com muita dificuldade, tentou marcar o try. A arbitragem revisou o lance pela televisão e anulou a jogada. Na sequência Tanque marcou outro penal e definiu o resultado do intervalo: São José 11 a 6.
 
O segundo tempo, como era de se esperar, foi muito nervoso e disputado. Após muitas chances desperdiçadas e grande pressão, o SPAC finalmente conseguiu fazer outro try, de Cocão, convertido por Leco, retomando a liderança no marcador por 13 a 11 e levando a torcida ao delírio. No lance seguinte, Duque puxou contra-ataque rápido para o São José, Pão entrou no ingoal, mas foi travado antes de anotar o try. Quem pontuou, entretanto, foi o SPAC: Leco fez um penal e Nick um try não convertido, abrindo dez pontos de vantagem. Quando tudo parecia decidido, Pedrinho Fez um try para o São José, convertido por Tanque, mas não foi o suficiente para mudar o resultado final do jogo: SPAC 21 a 18. “A final é um jogo só e pode ser definida em um lance. O que posso dizer que estamos focados para essa partida”, disse o capitão Leco, do SPAC, após a partida. Pasteur e SPAC fazem a grande final do Super 10 no sábado, 19, na Arena Barueri.
 
Outubro Rosa mobiliza atletas - Em alusão a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo mostrar que a prevenção é a melhor forma de combate ao câncer de mama, os atletas de Pasteur e Bandeirantes, e SPAC e São José entraram em campo nos jogos das semifinais do Super 10 portando uma pulseira rosa. Durante todo o mês de outubro outras ações serão promovidas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), como forma de apoio à campanha.
 
Alecrim supera Charrua e conquista Copa do Brasil - Em uma partida movimentada envolvendo equipes dos extremos do Brasil, o Alecrim (RN) superou o Charrua (RS) por 33 a 7 e conquistou o título da Copa do Brasil de Rugby. A partida foi disputada no campo do SPAC, em São Paulo, e além do título, valeu um lugar na repescagem do Super 10 – Campeonato Brasileiro de Rugby. Agora em data ainda a ser definida, a equipe do Rio Grande do Norte vai jogar contra o BH Rugby (MG) por uma vaga no Brasileiro 2014.
 
Apesar do bom começo do Charrua, quem abriu o placar foi o Alecrim, aos 3 minutos de jogo, com try de Rafael Goes. Depois de alguns minutos com muita ação e poucos pontos, Danilo Lima, o Vermelho, fez mais um try para o time potiguar, fechando o placar do primeiro tempo em 14 a 0 para o Alecrim.
 
O segundo tempo começou como o primeiro, equilibrado. Mas um try não convertido de Francarlos Gaspar desestabilizou o time gaúcho. Bruno Pedroso até conseguiu diminuir o placar, com um try para o Charrua, mas não o ímpeto da equipe do Alecrim, que voltou a marcar com Francarlos, duas vezes, anotando o placar final de 33 a 7.
 
Ficha Técnica
Super 10 – Semifinais
Pasteur 39 x 15 Bandeirantes
SPAC 21 x 18 São José
 
Pasteur x Bandeirantes
Pasteur: 1 – Bi, 2 – David, 3 – Leleco, 18 – Diegão, 4 – Ogro, 6 – Olynthinho, 7 – Freitas, 8 – Junior, 9 – CB, 10 – Beuker, 12 – Lipe, 13 – Marquinhos, 14 – Ogum, 25 – Thiago, 15 – Gu. Reservas: 17 – Cacuro, 16 – Germano, 11 – Matias, 20 – Nego, 21 – Yoan, 5 – Pedrão, 24 – Zeca, 19 – Fel.
Bandeirantes: 1 – Chabal, 2 – Mocho, 3 – Marton, 4 – Thut, 5 – Rosa, 6 – Gabriel, 7 – Gardena, 8 – Tomás, 9 – Laurent, 10 – Japa, 11 – Pirica, 12 – Francisco, 13 – JP, 14 – Loco, 15 – Goofy. Reservas: 16 – Bolão, 17 – Jack, 18 – Marcelão, 19 – Daniel, 20 – Loirão, 21 – Peste, 22 – Gaúcho, 23 – Luis.
 
SPAC x São José
SPAC: 1 – Palleco, 2 – Cocão, 3 – Abud, 4 – Matthias, 5 – Dé, 6 – Bolinha, 7 – Cabelo, 18 – Nick, 9 – Torosso, 10 – Leco, 11 – Boy, 12 – Caiçara, 13 – Martin, 14 – Zé, 15 – Alemão. Reservas: 16 – Xande, 17 – Fabinho, 19 – Mamute, 8 – Cocasso, 20 – Arthur, 21 – Cleaver, 22 – Careca, 23 – Anderson.
São José: 1 – Duda, 2 – Plinio, 3 – Leo Frota, 4 – Carlão, 5 – Jonatan, 6 – Dentinho, 7 – Zézão, 8 – Diogo, 9 – Tanque, 10 – Putim, 11 – Vico, 12 – Pedrinho, 13 – Moises, 14 – Rafa, 15 – Pelo. Reservas: 16 – Pão, 17 – Clair, 18 – Pedroso, 19 – Betinho, 20 – Cayão, 21 – Dú, 22 – Rivaldo, 23 – Caio.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook