"Pelé" do Rugby treina crianças em Paraisópolis

Crianças treinaram com Waisale Serevi, o "Pelé" do esporte em clínica também realizada no Rio / Foto: IRB / Divulgação

Rio de Janeiro - De olho no retorno do rugby aos Jogos Olímpicos em 2016, após 80 anos de ausência, um dos maiores ícones do esporte vem ao Brasil para visitar projetos sociais e apresentar a modalidade a crianças e jovens. A ação, que passou pelo Morro do Cantagalo e pela Praia de Copacabana no Rio, chegou nesta quinta a Paraisópolis, onde mais de 100 meninos e meninas puderam jogar com lendas do esporte e aprender sobre os fundamentos da modalidade.

Em parceria com a instituição Serevi Rugby, fundada pelo maior jogador da história, Waisale Serevi de Fiji, e o maior pontuador, o britânico Ben Gollings, mais de mil crianças participarão de clínicas até o domingo 23. O banco também abriu oportunidade para a qualificação de 70 técnicos que receberão o certificado nível 1 da International Rugby Board (IRB), entidade máxima do esporte. O HSBC, responsável pelo projeto, também assumiu o compromisso de voltar regularmente ao país pelos próximos dois anos e acompanhar o desenvolvimento das ações implantadas.  
 
Waisale Serevi, que venceu a Copa do Mundo de Rugby Sevens com Fiji e criou a Serevi Rugby em 2010 destacou a importância de dividir valores e princípios do esporte: "No momento em que essas crianças pisam num campo de rugby, eles criam uma comunidade de jogadores que une gerações, desafia gêneros e raças e se expande pelo mundo. Estou grato por devolver ao esporte um pouco do que ele me deu."
 
O ator Thiago Martins, nascido no Vidigal, no Rio e que também participou do evento, ressaltou a iniciativa: "Hoje foi minha primeira experiência com o rugby e curti bastante aprender com alguns dos melhores do mundo no esporte. Pude estar junto com as crianças, praticando passes, brincando e nos divertimos bastante. Essa iniciativa é importante para incentivar a prática do esporte. É bom ver crianças da comunidade tendo a chance de se envolver com uma atividade que vai ajudá-los a aprender mais sobre respeito e jogo limpo".
 
A IRB, entidade máxima do esporte, já havia anunciado este mês que os times masculino e feminino do Brasil, como país-sede, estão automaticamente qualificados para os Jogos Olímpicos. Mark Egan, diretor de competições da entidade, também compareceu ao evento no Brasil e comentou a importância da ação: "A IRB parabeniza essa iniciativa do HSBC, que complementa o compromisso da IRB em desenvolver ainda mais o esporte que já cresce cerca de 25% ao ano no Brasil desde 2011".
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook