RS recebe 3ª etapa do Super Sevens

Com a participação de equipes locais, São Leopoldo sedia edição do Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, que tem o Bandeirantes na liderança / Foto: Foto Jump / CBRu

Rio de Janeiro - Nos próximos dias 7 e 8 de setembro será realizada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a 3ª etapa do Super Sevens – Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens 2013. Promovido pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em parceria com as federações locais, o evento conta com a participação de dez equipes, sendo seis fixas – as melhores colocadas no Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens – e quatro convidadas.

"Estamos felizes por realizar a terceira etapa do Super Sevens aqui no Rio Grande do Sul e por participar do rugby feminino de alto rendimento do Brasil", afirma o presidente da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), Nilson Taminato.
 
A competição é liderada pelo Bandeirantes (SP), que venceu as duas primeiras etapas e tem 40 pontos, seguido por SPAC (SP) e Desterro (SC), respectivamente com 34 e 30 pontos. BH Rugby (MG), com 28, Charrua (RS), com 24, e Niterói (RJ), com 16, fecham o grupo das seis equipes que participam regularmente da competição.
 
Além das equipes fixas, fazem parte da 3ª etapa do Rugby Sevens os times Costão Norte, de Santa Catarina, Serra, Invictus e Gaúchas, todos do Rio Grande do Sul. 
 
Para Maria Roberta Pacheco Ribeiro Gondim, pilar do Charrua, participar do Super Sevens é uma grande satisfação. "É o segundo ano que a gente consegue trazer este torneio pro Rio Grande do Sul e, além de ser uma conquista importante pra equipe feminina e pro Charrua, poder jogar com os melhores times do Brasil em casa é muito bom".
 
Roberta, que também participou da organização do evento, ressalta ainda a importância da competição para equipes menores do seu estado: "a possibilidade de ter outros times daqui participando do torneio também é muito gratificante, porque jogar contra equipes mais experientes sempre traz um aprendizado. A vivência de um torneio como este é importante na formação das jogadoras e isto acaba refletindo no rugby feminino gaúcho".
 
Ainda que tenha uma só equipe vencedora até agora, o Super Sevens 2013 é marcado pelo grande equilíbrio. Partidas emocionantes decididas nos instantes finais e com resultados apertados são comuns, mostrando a igualdade em que se encontram os times.
 
Como funciona o torneio
 
O Circuito é realizado em seis etapas e tem cada uma de suas edições organizadas por uma Federação estadual, ainda que os custos das equipes sejam pagos pela CBRu. "Sabemos que a CBRu investe nesta categoria e a FGR está alinhada com esta proposta. Será uma oportunidade para as equipes locais praticarem um Rugby de qualidade em um ambiente acolhedor", ressalta Nilson Taminato.
 
Cada etapa do Circuito Feminino tem uma fase de classificação, em que todos jogam contra todos dentro dos grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros fazem as quartas de final da Taça Ouro. A outra equipe colocada em terceiro e as colocadas em quarto de cada grupo fazem as semifinais da Taça Bronze. As vencedoras das quartas de final da Taça Ouro disputarão as semifinais da mesma, enquanto as perdedoras disputam as semifinais da Taça Prata.
 
A classificação geral do Super Sevens é determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das seis etapas, que segue a seguinte ordem: 1º colocado - 20 pontos; 2º colocado - 18 pontos; 3º colocado - 16 pontos; 4º colocado - 14 pontos; 5º colocado - 12 pontos; 6º colocado - 10 pontos; 7º colocado - 8 pontos; 8º colocado - 6 pontos; 9º colocado - 4 pontos; 10º colocado - 3 pontos; 11º colocado - 2 pontos; 12º colocado - 1 ponto.
 
Valendo-se do evento, a Federação Gaúcha de Rugby também vai realizar no fim de semana uma reunião de dirigentes, treinamento de seu corpo de arbitragem e curso de capacitação de Sevens.
 
Serviço:
3ª etapa do Rugby Sevens – Circuito Brasileiro Feminino de Rugby 2013
07 e 08 de Setembro de 2013, das 9 às 17h
Unisinos de São Leopoldo (RS)
Organizador: Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e Federação Gaúcha de Rugby (FGR)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook