Rugby celebra contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Tupis comemoram o nono título Sul-Americano / Foto: João Neto/Fotojump

São Paulo - Esta segunda-feira, 5 agosto de 2013 marca exatos três anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e para o Rugby Sevens viver um momento histórico: a estreia no maior evento esportivo do mundo. 
 
Os melhores jogadores do planeta, distribuídos entre 12 times masculinos e 12 femininos vão se juntar a outros 10.500 atletas de mais de 200 países que vão se hospedar pela primeira vez na América do Sul para vivenciar a experiência dos Jogos Olímpicos num dos cenários mais belos e cobiçados pelos turistas de todos os continentes.
 
A expectativa vivida pela ‘Família Rugby’ tem ficado mais evidente a cada dia desde que o COI escolheu o Rugby Sevens como uma das novas modalidades a serem incluídas no programa dos Jogos Olímpicos de verão, na votação realizada na cidade de Copenhague em 2009. Os jogadores e os fãs do esporte se juntam à Federação Internacional de Rugby (IRB) para celebrar os três anos que faltam para o início da festa.
 
O presidente da IRB, o francês Bernard Lapasset, liderou as comemorações mundiais. "Estamos entusiasmados com a estreia do Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos. Vamos aproveitar a oportunidade de competir no maior evento esportivo do mundo para inspirar novos praticantes e envolver o público de todo o planeta".
 
"Como chegamos ao marco de três anos, ratificamos a confiança de oferecermos aos nossos parceiros e todos os envolvidos no projeto do Rugby, uma participação memorável, inesquecível e competitiva O Rugby Sevens nos Jogos do Rio 2016 será um sucesso e motivo de orgulho para todos nós", afirmou o presidente da IRB.
 
"O planejamento e preparação estão no caminho certo. A IRB continuará trabalhando junto com o Comitê Rio 2016 e com o COI com o objetivo de garantir a entrega de excelentes e bem sucedidos eventos referentes ao Rugby Sevens, tanto para as equipes, quanto para fãs e família olímpica", finalizou Lapasset.
 
O presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho, enfatizou o envolvimento do Brasil com a estreia olímpica. "A Confederação está envidando os melhores esforços, observados os recursos disponíveis para a entidade por meio de apoio governamental, COB e patrocinadores, para formar melhores atletas e apresentar seleções competitivas no Rio 2016. Será uma festa inesquecível e queremos que os brasileiros, fãs do rugby e de outras modalidades esportivas, compareçam em massa e apoiem nossas seleções."
 
A Família Rugby aderiu às celebrações com os principais jogadores e jogadoras do mundo expressando suas emoções pelas mídias sociais: #3YearsToRio2016
 
O diretor executivo de Esporte dos Jogos do Rio, Agberto Guimarães, também vive a expectativa de ver o rugby pela primeira vez em uma olimpíada. "Estamos ansiosos para receber o Rugby Sevens daqui a três anos. Temos a certeza de que a modalidade vai acrescentar uma nova emoção aos Jogos. O projeto do Parque Olímpico de Deodoro, local das partidas, está caminhando muito bem e estamos ansiosos por uma excelente competição em 2016".
 
Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, será escrita uma nova página do esporte olímpico, "Daqui a três anos faremos história com a primeira abertura oficial das Olimpíadas em solo sul-americano. Será um momento de orgulho para o Rio, para o Brasil e todos os envolvidos no projeto. Estamos ansiosos para receber o mundo com os braços abertos ".
 
Jogadores e jogadoras do Rugby Sevens irão se apresentar na arena do Parque Olímpico de Deodoro, com capacidade parta 20 mil torcedores. O atraente complexo esportivo está sendo preparado para receber também os fãs de outras modalidades como Basquete (fase eliminatória), canoagem, BMX, hipismo, hóquei, pentatlo moderno e tiro, numa área inovadora e excitante para o público.
 
O presidente do COI, Jacques Rogge, também vive com ansiedade a aproximação do maior espetáculo esportivo do mundo. "À medida que alcançamos a marca de três anos para o início dos Jogos de 2016, o Rio está trabalhando duro para cumprir a sua missão com os atletas do mundo inteiro e com o povo brasileiro. Estou confiante de que a transformação do Rio de Janeiro vai continuar em ritmo acelerado e que atletas, torcedores e cidadãos vão comemorar juntos, uma grande edição dos Jogos Olímpicos em 2016".

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook