Seleção faz primeiro amistoso contra o México antes das eliminatórias

Um dos principais polos do rugby nacional, São José dos Campos recebe nesta terça-feira (16) o primeiro jogo da Seleção Brasileira Masculina de Rugby diante da torcida nacional em 2013 / Foto: Mario Tellez / FERUCHI

São Paulo - Um dos principais polos do rugby nacional, São José dos Campos recebe nesta terça-feira (16) o primeiro jogo da Seleção Brasileira Masculina de Rugby diante da torcida nacional em 2013. Os Tupis enfrentam o México, às 19h, no Estádio Martins Pereira, região central da cidade. 
 
O objetivo do amistoso é preparar a equipe para o principal compromisso da temporada: o Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o chamado Consur A. O torneio, considerado o mais importante da modalidade no continente, será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio nas cidades de Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai), e também servirá como eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de Rugby de 2015, na Inglaterra.
 
Embora a meta brasileira seja a classificação para o Mundial de 2019 no Japão, os Tupis estão se preparando com força para o Consur A nessa temporada. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) investiu no crescimento técnico do time, levando o grupo para jogos internacionais e trazendo especialistas da Nova Zelândia. Neste fim de semana, os Tupis treinaram com Jason Ryan, técnico da Federação de Rugby de Canterbury, considerado um dos mais renomados especialistas em primeira linha (forwards).
 
O Brasil entra em campo nesta terça praticamente com a mesma equipe que disputou no mês de março uma série de amistosos contra clubes da Argentina, nação que está entre os top 10 na modalidade. Os brasileiros enfrentaram as equipes do Albatros, do Los Tilos e o La Plata, times da primeira divisão da União de Rugby de Buenos Aires, a Liga mais poderosa do país vizinho, e conseguiram duas vitórias.
 
"Tivemos uma sequência forte na Argentina e trazemos esse aprendizado para esse amistoso. Nunca enfrentamos os mexicanos, mas esperamos um jogo duro. O objetivo é manter o nosso padrão e trabalhar melhor o sistema de defesa e as formações fixas, pontos de aprendizado detectados nos últimos jogos", explica Leandro Amaral, o Leco, capitão da seleção.
 
No sábado (20), haverá um segundo amistoso, também contra o México, o "Desafio Heineken", dessa vez no ABC Paulista. A partida está programada para as 16h no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, e contará com transmissão ao vivo do canal Sportv e da rádio Bradesco Esportes FM
 
As serpentes mexicanas - Os mexicanos surpreenderam no Pan-Americano 2011 de Rugby Sevens em Guadalajara, alcançando a sexta colocação, à frente do Brasil. Assim como os Tupis, a equipe do México, conhecida como ‘Las Serpientes’, tem recebido atenção especial da Federação Internacional (IRB), sendo similarmente visto como país estratégico para desenvolvimento da modalidade. Até o momento disputaram 12 partidas oficiais contra seleções, acumulando 5 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.
 
Ingressos para Brasil x México - A entrada para assistir o amistoso entre Brasil e México em São José dos Campos será R$ 10 inteira e R$ 5 meia (menores de 12 anos, estudantes e acima de 60 anos mediante apresentação de comprovante). Todo o valor será convertido ao GAAC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer. O Estádio Martins Pereira fica localizado na rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jd. Jussara e os ingressos serão vendidos na bilheteria do estádio no dia do jogo, a partir das 17h30. 
 
Visita ao GAAC - Jogadores da seleção brasileira visitaram o GAAC em São José dos campos, na quinta-feira (11) e convidaram as crianças para conferir de perto a performance da seleção nacional. Os atletas também explicaram um pouco sobre a modalidade que é uma das que mais cresce no Brasil, tiraram fotos, distribuíram brindes e autógrafos para a garotada. 
 
Sobre o Sul-Americano - O Consur A conta com a participação das quatro melhores equipes da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O Brasil precisa vencer Chile e Uruguai, de forma inédita, para avançar à próxima fase das Américas, em 2014. Embora a meta brasileira seja a classificação para o Mundial de 2019 no Japão, os Tupis prometem muita concentração, aplicado sistema de jogo e pressão em ataque e defesa durante os 80 minutos da partida. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook