Seleção de Rugby aposta na renovação na China

Com quatro atletas que participaram pela primeira vez do Circuito Mundial, Tupis ficam em 12º lugar na etapa de Guangzhou / Foto: Divulgação / IRB

China - Buscando renovar o plantel de atletas da Seleção Brasileira Feminina de Rugby, nossas guerreiras Tupis foram até Guangzhou, na China, disputar a quarta etapa fixa do Circuito Mundial de Rugby Feminino (Women’s Sevens World Series – WSWS). Com quatro novatas do Circuito no elenco, nossas meninas tiveram partidas duríssimas e terminaram a competição na 12ª colocação.
 
O resultado coloca o Brasil na 11ª posição geral na tabela do Circuito, que é liderado pela Nova Zelândia. Uma semana antes, a Seleção participou do Hong Kong Sevens, em Hong Kong, onde fez boa competição e terminou no sétimo lugar.
 
“A viagem foi muito produtiva e a presença de meninas novas no Circuito foi um grande aprendizado para o grupo. Fomos crescendo durante a viagem e com certeza vamos levar muitas coisas positivas dessas duas semanas juntas”, afirma Carla “Zazá” Barbosa, capitã da equipe nacional.
 
Circuito Mundial - Em um grupo difícil, com Nova Zelândia, China e Espanha, o Brasil estreou na etapa jogando diante das melhores do mundo. Como era esperado, as neozelandesas conseguiram uma boa vitória por 33 a 0, apesar do esforço das brasileiras. Na segunda partida da primeira fase, o Brasil encarou a Espanha, e, em um jogo muito disputado, acabou derrotado por 12 a 7, com try de Gabi Avila. No último jogo da fase de grupos, o Brasil pegou as donas da casa, a China, e surpreendeu as adversárias. Com tries de Thamara, Xuxu e Gabi, as Tupis quebraram o tabu contra as chinesas e venceram a partida por 22 a 17, se credenciando para a disputa da Taça Bronze.
 
Já no segundo dia de competição em solo chinês, nossas meninas enfrentaram a Irlanda na semifinal da Taça Bronze. Em uma partida apática, em que não conseguiu manter a posse de bola, as Tupis acabaram derrotadas por 15 a 0. No último jogo brasileiro, as Tupis não foram páreo para as norte-americanas, e o confronto terminou 31 a 0 para os Estados Unidos, resultado deixou o Brasil na 12ª colocação na etapa, e em 11º no geral do Circuito Mundial.
 
“Ansiedade e nervosismo são duas palavras que me vieram muito a cabeça, jogando pela primeira vez com a Seleção. Jogar contra equipes que eu normalmente só assisto pela televisão foi difícil, mas tivemos uma boa orientação dos treinadores e foi um excelente aprendizado. Apesar do resultado, saímos de cabeça erguida, pois sabíamos que a ideia desse torneio era dar chance para meninas mais novas, como eu, e não apenas buscar o resultado no placar”, finaliza Jéssica Aidar, uma das quatro novatas da equipe.
A próxima etapa, a última desta temporada do Circuito Mundial de Rugby Feminino, será realizada em Amsterdã, na Holanda, nos dias 16 e 17 de maio.
 
Resultados do Brasil
 
Brasil 0 x 33 Nova Zelândia
Brasil 7 x 12 Espanha
Brasil 22 x 17 China
Brasil 0 x 15 Irlanda
Brasil 0 x 31 Estados Unidos
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook