Seleção de Sevens supera adversários sul-americanos no World Games

Grito de guerra / Foto: CBRu / Divulgação

São Paulo - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens, enfrentando adversários ranqueados entre os melhores do mundo, obteve duas vitórias nos dois dias da competição que reuniu oito equipes na disputa do World Games em Cali, na Colômbia. 
 
Na fase classificatória o Brasil superou o rival sul-americano Uruguai por 17 x 12. Nesta sexta (2), os Tupis venceram a seleção colombiana por 19 x 12, garantindo vaga na Taça Bronze, com direito a disputar a quinta colocação contra a equipe de Hong Kong.
 
No jogo de despedida, os brasileiros abriram o placar com um try marcado pelo capitão Erick "Putim" e convertido por Lucas "Tanque". Hong Kong chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa o time asiático fez mais três tries fechando o jogo em 22 x 7. No ranking mundial Hong Kong ocupa a 29ª colocação, enquanto o Brasil está na posição de número 34. 
 
Na penúltima das seis partidas disputadas em Cali, o Brasil venceu a Colômbia por 19 x 12. Gustavo "Rambo" abriu para a Seleção Brasileira, com try não convertido. E, na sequência, Pedrinho marcou outro try, dessa vez convertido por Lucas "Tanque". Ainda no primeiro tempo, os colombianos diminuíram, com try convertido: 12 a 7. No segundo tempo, a Colômbia conseguiu o empate, mas os Tupis, definiram o resultado no final da partida com mais um try marcado pelo camisa 2 Rambo, sem conversão. 
 
Nas quartas de final, o Brasil enfrentou a equipe do Canadá, 15ª colocada do Ranking IRB (International Rugby Board). Os canadenses abriram 12 a 0 no primeiro tempo. Os Tupis reagiram no início da etapa final, diminuindo para 12 a 7 com try marcado por Tanque e convertido por Martin Schaefer, porém o Canadá aumentou o ritmo e fechou o placar em 26 a 7. 
 
Na final da Taça Ouro entre África do Sul e Argentina, melhor para o time sul-africano que venceu os argentinos por 33 x 24. Na Taça de Prata, o Canadá venceu a França por 33 x 21. E, na disputa pelo sétimo lugar, vitória do Uruguai por 29 x 7 sobre a anfitriã Colômbia.
 
Brasileiro apita a final do World Games - O árbitro Henrique Platais, convocado para atuar no World Games, em Cali, apitou a final entre África do Sul e Argentina. A convocação ocorreu após dois importantes torneios realizados em 2013, em que Platais esteve presente, o Troféu Mundial Júnior, em Temuco (Chile) e a Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), em Moscou, na Rússia. 
 
Platais foi, inclusive, o primeiro árbitro de rugby brasileiro a participar do Programa de Otimização de Talentos (TOP) da Federação Mundial de Rugby, em julho de 2011, na África do Sul. O programa busca identificar e polir os novos talentos do esporte na área de educação, treinamento e arbitragem. Na primeira fase dos Jogos Mundiais 2013, Platais apitou o duelo entre França e Argentina, duas equipes Top 10 do ranking mundial. Nesta sexta-feira (2), o árbitro brasileiro comandou também Argentina e Colômbia, pelas quartas de final. 
 
Resultados da eliminatórias
 
Quartas de final
África do Sul 36 x 0 Uruguai
Hong Kong 12 x 14 França
Argentina 49 x 5 Colômbia
Brasil 7 x 26 Canadá
 
Semifinais Taça Bronze
Uruguai 7 x 17 Hong Kong
Colômbia 12 x 19 Brasil 
 
Semifinais Taça Ouro
África do Sul 33 x 12 França
Argentina 19 x 7 Canadá
 
Disputa do 7º lugar
Uruguai 29 x 7 Colômbia
 
Final Taça Bronze
Hong Kong 22 x 7 Brasil
 
Final Taça Prata
França 21 x 33 Canadá
 
Final Taça Ouro
África do Sul 33 x 24 Argentina
 
Convocados para o World Games - Cali 2013
 
Diego Lopez - Diegão
Matheus Daniel - Matias
Gustavo Albuquerque - Rambo
Martin Schaefer
Pedro Lopes - Pedrinho
Lucas Duque - Tanque
Felipe Claro - Alemão
Moisés Duque
Erick Cogliandro - Putim
Allan Martins - Careca
Bruno Silva - Bruninho
Daniel Gregg - Gregg
 
Comissão técnica
 
Treinador: Maurício Coelho
Manager: Martin Romero
Fisioterapeuta: Claudia Moreira

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook