Seleção encara o Chile na estreia das eliminatórias para o mundial de 2015

ESPN+ transmite ao vivo partida entre Brasil e Chile  / Foto: Luiz Pires/Fotojump

São Paulo - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby inicia no Sábado, dia 27 de Abril, mais uma etapa das eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. Os Tupis encaram a seleção do Chile, na casa do adversário, em Temuco, às 18h (horário de Brasília), em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o Consur A. O torneio reúne as quatro forças da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e será disputado até o dia 4 de maio. 
 
O melhor colocado, com exceção da Argentina, que já está qualificada por ocupar a oitava colocação do ranking da IRB (Federação Mundial de Rugby), avança para a próxima fase do classificatório para o Mundial na Inglaterra. O canal ESPN+ transmite ao vivo as partidas do Brasil pelo Sul-Americano de 2013.
 
O Brasil terá um desafio e tanto pela frente já que nunca venceu Chile e Uruguai jogando como visitante. O Uruguai é a segunda equipe da América do Sul mais bem posicionada no ranking mundial, ocupando a 21ª colocação, enquanto os chilenos estão em 25º lugar. O Brasil aparece na 33ª posição. 
 
Os brasileiros terão um reforço de peso para a disputa. Jason Holland, especialista em jogo de linha (backs coach), dividirá o comando dos Tupis com Scott "Razor" Robertson, ex-All Black e especialista em avançados (forwards). Holland é um dos grandes técnicos neozelandeses, ex-jogador do Munster (equipe profissional irlandesa) e atual técnico assistente da seleção de Canterbury (Nova Zelândia).
 
Além disso, a comissão técnica do neozelandês Crusaders, responsável pelo programa de alto rendimento das seleções brasileiras, também fortaleceu a preparação dos Tupis trazendo ao País um especialista em primeira linha (forwards): Jason Ryan. O especialista fez um treinamento intensivo com os jogadores e ficou bastante impressionado com o que viu.
 
"Desde que cheguei, há duas semanas, notei que existe muita vontade dos jogadores em se fazer as coisas. Mais importante do que isso, é o espírito cultural que os jogadores carregam. Para conseguir êxito é preciso de uma atmosfera familiar, um bom ambiente de trabalho em equipe e a Seleção Brasileira tem isso", explicou Jason Ryan.
 
A preparação dos Tupis também incluiu amistosos contra equipes da primeira divisão da Argentina e a seleção do México. Dos cinco disputados, o Brasil venceu quatro. Depois do Chile, os Tupis vão para Montevidéu encarar os anfitriões uruguaios na quarta-feira, feriado de 1º de maio, às 15h45 (horário de Brasília). Por fim, a Seleção Brasileira enfrenta os Pumas argentinos, às 13h30 do sábado (4), também no horário de Brasília. 
 
Rugby na TV - Além da estreia do Brasil no Consur A 2013, o fim de semana também será de muito rugby na telinha. A ESPN+ exibirá ao vivo as duas partidas semifinais da Heineken Cup, o Campeonato Europeu. No sábado (27), às 13h, o Clermont, da França, encara o Munster, da Irlanda. No domingo (28), às 11h, é a vez do Saracens, da Inglaterra, receber o Toulon, da França. Já a ESPN transmite no sábado o VT da partida entre Chiefs e Sharks pelo Super Rugby, maior torneio do hemisfério sul.
 
Na partida contra o Chile, a Seleção Brasileira será formada por:
 
Titulares
1. Lucas Abud (Abud) - Pilar - SPAC
2. Daniel Danielewics (Nativo) - Hooker - Desterro - Capitão
3. Jardel Vettorato (Jardel) - Pilar - Novo Hamburgo
4. Lucas Croffi (Croffi) - 2ª Linha - Pasteur 
5. Lucas Piero (Bruxinho) - 2ª Linha - Desterro 
6. João Luiz da Ros (Ige) - 3ª Linha - Desterro
7. Matheus Daniel (Matias) - Asa - Jacareí 
8. Diego Lopes (Diegão) - Oitavo - Pasteur
9. Leandro Castiglione (Leco) - Half-scrum - SPAC
10. Lucas Duque (Tanque) - Abertura - São José
11. Lucas Tranquez (Zé) - Ponta - SPAC 
12. Daniel Gregg (Gregg) - Centro - Niterói 
13. Moisés Duque (Moisés) - Centro - São José
14. Gustavo Baldino (Ogun) - Ponta - Pasteur
15. Matheus Silva (Tcheus) - Fullback - Ilhabela
 
Suplentes
16. Jardel Mendonça (Cocão) - Hooker - SPAC
17. Jonatas Paulo (Chabal) - Pilar - Bandeirantes
18. Saulo Oliveira (Saulo) - Asa - São José 
19. Danilo Taino (Camisa) - 3ª linha - Ilhabela
20. João Pires Neto (Torosso) - Half-scrum - SPAC
21. Pedro Henrique Lopes (Pedrinho) - Centro - São José
22. Marcos Cervi (Grampola) - Fullback - Desterro
23. Leonardo Frota (Leozão) - Pilar - São José
 
Reservas
Allan Joseph (Careca) - Ponta - SPAC
Carlos Henrique de Oliveira (Carlão) - 2ª Linha - São José
Nelson Oliveira Santos (Nelsinho) - Hooker - São José
Paulo Santos (Gordo) - Ponta - Ilhabela
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook