Depois da Nova Zelândia, brasileiras competem no Circuito Mundial

Tupis fizeram treinamento intensivo na Nova Zelândia / Foto: IRB/Divulgação

Nova Zelândia - Depois de encarar duas semanas de treinamento intensivo na Nova Zelândia - país do rugby - a seleção feminina praticará todo seu aprendizado diante das melhores equipes do mundo. O próximo desafio das tupis é a competição considerada a mais importante da modalidade, o Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino do IRB (WSWS). 

A primeira etapa será disputada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), nesta sexta (30) e sábado (1). Participam do torneio na temporada 2012/2013 seis seleções fixas - Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Holanda - e mais seis convidadas. As brasileiras, que detém uma hegemonia de oito anos na América do Sul, estão garantidas no Oriente Médio e na etapa norte-americana.
 
As meninas estão no grupo A e logo de cara enfrentam Espanha, Inglaterra e África do Sul. As inglesas venceram o Circuito 2011/2012. As espanholas foram vice-campeãs europeias neste ano, perdendo o título continental justamente para as britânicas. As africanas quase foram surpreendidas pelas tupis na temporada passada e a meta é conquistar uma revanche.
 
"Em 2011, estávamos bem na partida, abrimos o placar com um try, mas no segundo tempo erramos na marcação, o que permitiu um melhor desempenho das africanas, que pontuaram e consequentemente viraram o jogo. Apesar da derrota, nós mostramos evolução no padrão de jogo e, em breve, poderemos superar adversários deste nível", comentou Paula Ishibashi, jogadora da seleção e eleita pelo COB a melhor atleta de rugby sevens em 2012.
 
Para atingir o nível das principais equipes do globo, as brasileiras esperam colocar em prática toda experiência absorvida com os profissionais do Crusaders da Nova Zelândia, uma das equipes mais vitoriosas do mundo. "Estamos mostrando que o Brasil tem potencial para crescer. Agora, com apoio dos treinadores neozelandeses, esperamos fazer mais jogos no exterior e assim conseguir jogar em alto nível regularmente. Com isso será possível diminuir cada vez mais a distancia contra os melhores times do mundo", ressaltou a capitã Julia Sardá.
 
As partidas serão disputadas no estádio 7he Sevens, palco da Copa do Mundo de Sevens de 2009. As seleções foram divididas em três grupos com quatro equipes cada, sendo que os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas-de-final. No sábado será disputada a fase preliminar, enquanto as eliminatórias e as finais serão no domingo. Depois da parada em Dubai, a Série Mundial passará por Houston (EUA), Guangzhou (China) e Amsterdam (Holanda).
 
Confira o cronograma da seleção feminina na primeira fase:
 
Sexta-feira (30)
Espanha x Brasil - 6h26
Inglaterra x Brasil - 9h52
África do Sul x Brasil - 14h28
*Horários de Brasília


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook