Viagem inédita à Nova Zelândia já rende bons resultados ao rugby brasileiro

Viagem inédita à Nova Zelândia já rende bons resultados ao rugby brasileiro / Foto: Esporte Alternativo

São Paulo - Há pouco mais de uma semana na Nova Zelândia, as Seleções Brasileiras masculina e feminina de rugby sevens já apresentam evolução técnica com a experiência adquirida em treinamento intensivo com o Crusaders, um dos times mais vitoriosos da terra dos maoris.
 
Os tupis disputaram uma série de jogos contra equipes locais e já acumulam excelentes resultados. No fim de semana passado, a Seleção Feminina ganhou a medalha de prata do torneio de Canterbury, perdendo a final para uma seleção local que incluía duas atletas da seleção neozelandesa. Já a equipe masculina, que chegou em Christchurch dias após o time feminino, sofreu no primeiro dia de jogos, fruto do cansaço da viagem, mas recuperou-se com vitórias expressivas:
 
Brasil 22 x 14 Sumner RFC
Brasil 24 x 5 Canterbury Saints
Brasil 29 x 7 Canterbury Maori
 
O intercâmbio em território neozelandês é parte importante do plano de alto rendimento elaborado pela CBRu em conjunto com o Crusaders e a Federação de Rugby de Canterbury.
 
Paula Ishibashi é eleita pelo COB a melhor atleta da modalidade em 2012 - Pela segunda vez na história, o rugby terá um representante no Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aos melhores atletas do ano, no masculino e no feminino, em cada uma das 43 modalidades olímpicas. Em 2011, o troféu foi para Diego Lopez, o Diegão, jogador do Pasteur (SP), especialmente por sua destacada atuação nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Neste ano, uma surpresa gratificante para o rugby feminino: Paula Ishibashi (SPAC) ganhou a votação contra a capitã Julia Sardá (Desterro) e o capitão da Seleção Masculina, Daniel Gregg (Niterói). A jogadora receberá a premiação como a melhor atleta de rugby sevens de 2012 no dia 18 de dezembro, em cerimônia de gala realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
Personagem de destaque na Seleção que é octacampeã sul-americana, a atleta de 27 anos é jogadora do SPAC, atual campeão do Super Sevens (Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens). Na Seleção Brasileira, Paulinha atua na linha de 3/4s, sendo reconhecida como uma atleta técnica, responsável e inteligente.
 
Paulinha também está na Nova Zelândia, junto com a equipe feminina, participando de treinos intensivos e jogos internos como parte do programa de alto rendimento. Após duas semanas na ex-colônia britânica, as brasileiras embarcam Dubai (Emirados Árabes Unidos), onde participarão da primeira etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino (IRB), que será disputado de 30 de novembro a 1 de dezembro. As Tupis estão no grupo A e na primeira fase enfrentarão Espanha, Inglaterra e África do Sul.
 
Clínicas de rugby agitam o final de ano - A temporada 2012 está chegando ao fim, mas as atividades do rugby seguem a todo vapor. Como parte da parceria firmada com o Sindiclube, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está começando a implementar cursos de Tag Rugby (rugby sem contato) nos clubes sociais do estado, como forma de inserção da modalidade no ambiente social.
 
Nesta sexta-feira (23), os trabalhos foram realizados no Clube Alto dos Pinheiros, fundado na década de 1960 e situado em uma das regiões mais nobres da capital paulista. O curso, liderado por Maurício Migliano, conhecido como Mile, abrangeu não só a parte teórica, como também a prática, onde os participantes puderam conhecer as diferentes formas de iniciar o Tag Rugby com crianças. 
 
No dia 26 de novembro, haverá uma palestra sobre rugby na Associação Atlética Banco do Brasil, dando início aos trabalhos que serão realizados a partir de 2013 na instituição. No mês de dezembro, o curso começa a ser ministrado em 16 clubes de São Bernardo do Campo. A expectativa é que aproximadamente 50 professores participem e a CBRu contará com auxilio da equipe Tyrannus Rugby, de São Caetano do Sul.
 
Rugby na TV - Mais uma série de amistosos internacionais promete deixar os fãs de rugby grudados na frente da televisão neste fim de semana. No sábado (24), ao meio dia, o Sportv transmite ao vivo o duelo entre Itália e Austrália. No mesmo horário, mas no canal ESPN+, os irlandeses recebem os pumas argentinos. Ainda na ESPN+, às 15h15, entram em campo os temidos All Blacks (Nova Zelândia), que enfrentam o País de Gales. Por fim, às 22h na ESPN, Escócia e Tonga encerram a programação do dia para os rugbiers. No domingo (25), a ESPN+ transmite ao vivo mais uma rodada da Aviva Premiership, o campeonato inglês. O London Wasps encaram o Leicester Tigres, às 12h30. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook