Começa na Grécia o revezamento da tocha olímpica; entenda

Tocha Olímpica é acesa em Olympia, Grécia / Foto: Divulgação / Sochi 2014

Rio de Janeiro - Foi acesa ontem, em Olímpia, na Grécia, a chama olímpica. Embaixador de Sochi 2014 e atleta do hóquei no gelo, Alexander Ovechkin viajou até a cidade para participar da cerimônia que dá início ao revezamento da Tocha Olímpica. O russo se tornou a primeira pessoa de seu país a levar a chama. 

O revezamento começa em Olímpia, na Grécia porque foi lá que, historicamente, a chama olímpica foi acesa na véspera dos Jogos Olímpicos antigos. Outro aspecto tradicional do ato é pedir "permissão aos deuses" para acender o fogo. 

A tocha olímpica é sempre acesa usando os raios do sol, refletida num grande espelho parabólico que é usado para simbolizar a aprovação dos deuses para sediar os Jogos Olímpicos. Se o tempo estiver nublado, a chama é acesa usando a chama obtidas durante o ensaio da cerimónia realizada no dia anterior.
 
A cerimônia na antiga Olímpia contou com a presença do recém-eleito presidente do COI, Thomas Bach, do presidente do Comitê Olímpico grego Spyros Capralos, do presidente do Comitê Olímpico da Rússia, membro do COI Alexander Zhukov, e por fim do presidente do Comitê Organizador Sochi 2014, Dmitry Chernyshenko .
 
A partir de então a tocha inicia sua jornada por enquanto na Grécia, passando pelas mãos de 250 portadores que a transportarão por 2000 km em 33 cidades e 23 regiões da Grécia ao longo de uma semana. Dentre os atletas, o campeão olímpico de ginástica Ioannis Melissanidis, a prata olímpica de salto em altura, Niki Bakogianni, e o bronze olímpico de salto com vara, Georgios Roubanis .
 
A etapa grega culminará em uma cerimônia no dia 5 de outubro, no estádio Panathenaikos, em Atenas, que sediou os primeiros Jogos modernos em 1896, durante o qual a chama será entregue ao Comitê Organizador Sochi 2014, pelas mãos do patinador grego Panagiotis . No dia seguinte, a chama olímpica vai viajar para Moscou, onde vai começar sua jornada por toda a Rússia no maior revezamento na história do país.
 
Por lá, a viagem da tocha começa em Sochi, no dia 7 de outubro de 2013. De acordo com cálculos dos organizadores, 90% da população russa estará em algum momento a uma hora de distância da rota do revezamento, e isso significa que aproximadamente 130 milhões de cidadãos russos serão capazes de assistir ou participar diretamente dos atos. No total, a chama olímpica irá passar por mais de 65 mil km, de carro, trem, avião, troika russo (uma espécia de carruagem) e até trenó de renas. 
 
Este será o maior revezamento de toda a história dos Jogos de Inverno. 14 mil pessoas deverão porter a tocha em algum momento, em mais de 2.900 lugares, em 83 regiões da Rússia. A viagem da chama olímpica termina, então, na cerimônia de abertura das Olimpíadas, no dia 7 de fevereiro de 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook