Tocha olímpica se despede de Moscou

Tocha olímpica, no revezamento, em Moscou / Foto: Divulgação / Sochi 2014

Rio de Janeiro - Mais de 60 mil moscovitas foram às ruas na segunda-feira, 07, quando a tocha olímpica começou seu revezamento pelo país, ao ser acesa pelo prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, antes de ser entregue à única russa pentacampeã olímpica, do nado sincronizado, Anastasiya Davidova. O clamor em volta da chama símbolo dos Jogos de Inverno Sochi 2014 ainda se estendeu por toda a capital moscovita na terça-feira. 

A tocha começou seu caminho através das ruas de Moscou, numa rota de 44 quilômetros, abrangendo pontos turísticos como a Praça Vermelha, as margens do Rio Moscou, o Parque Gorky e a Universidade Lomonosov. 

241 pessoas puderam carregar a chama por pelo menos alguns instantes na segunda-feira, insluindo a bicampeã olímpica da ginástica Svetlana Khorkina, Alexander Zukhov, presidente do Comitê Olímpico Russo, o Príncipe Albert II de Mônaco, membro do COI e a lenda soviética do hóquei no gelo, Vladislav Tretyak.

Além das figuras do mundo do esporte, algumas celebridades locais também participaram do revezamento, como o ator Vladimir Zeldin e o cantor Dima Bilan. Um grupo de nove crianças com câncer também pode carregar a tocha olímpica. 

O primeiro dia do revezamento em Moscou terminou com a chama nas mãos do apresentador de TV Ivan Ugrant, que apresentou o programa de entretenimento local, "Luzes de Moscou", em tradução livre. 

No dia seguinte, o revezamento da tocha olímpica continuou sua jornada pelas ruas de Moscou, com mais de 250 revezadores transportando a chama olímpica, ao longo de locais símbolos da cidade, como o Parque Pobedy e a Universidade Prospect. 
 
No segundo dia, o cantor pop Iosif Kobzon também carregou a tocha. "É uma alegria , estou sobrecarregado de emoções positivas", disse. "Mas os meus netos deevem estar ainda mais orgulhoso do que eu", riu. 
 
O dia terminou com mais celebrações na Praça Vermelha, monumento mais badalado de Moscou. A chama olímpica deve continuar nesta quarta-feira seu trajeto, agora por outras cidades da enorme Rússia. O revezamento só termina no dia 7 de fevereiro, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook