Alemão e holandesa carimbam vaga no tênis de mesa olímpico
Rio de Janeiro - Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, e Li Jiao, da Holanda, são os primeiros mesatenistas com a vaga assegurada nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Eles foram os vencedores da chave individual dos Jogos Europeus da modalidade no masculino e no feminino. Disputada em Baku, no Azerbaijão, a competição reservava aos campeões uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem.
Sexto colocado no ranking mundial e primeiro do ranking europeu, Ovtcharov, de 26 anos, teve muito trabalho para superar na decisão o veterano Vladimir Samsonov, de 39 anos, da Bieolorrússia. Nono do ranking mundial, Samsonov começou o duelo de forma avassaladora e chegou a abrir 7 x 0 no primeiro set. Ovtcharov reagiu, mas não o suficiente para evitar a derrota na primeira parcial por 12 x 10 e na segunda, por 11 x 7.
O troco do alemão veio nos dois sets seguintes, com vitórias por 11 x 9 e 11 x 3. Samsonov ainda mostrou força no quinto set, e levou a melhor por 11 x 9, mas o alemão superou o oponente por 11 x 7 e 11 x 8 nas duas últimas parciais. O bronze ficou com o ucraniano Lei Kou, que bateu o britânico Paul Drinkhall por 4 sets a 2, com direito a uma parcial de 22 x 20 no set que definiu a partida.
No feminino, a missão de outra veterana, Li Jiao, da Holanda, foi menos complexa. Aos 42 anos, ela bateu na decisão sua compatriota Li Jie, de 31 anos, por 4 sets a 0, com parciais de 13 x 11, 11 x 5, 12 x 10 e 11 x 5. A turca Hu Melek ficou com o bronze.
O processo de qualificação do tênis de mesa para os Jogos Rio 2016 seguirá até 24 de abril de 2016. Este ano, apenas os Jogos Europeus, os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Africanos reservam um lugar nas primeiras Olimpíadas da América do Sul.
Veja Também: