Allan e Betina vencem os 5km em São Bernardo (SP)

Allan do Carmo / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas aconteceu neste sábado (18/4), na represa Billings, em São Bernardo do Campo/SP, com vitória de Allan do Carmo, da Aceb/BA (56min51), e de Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União/RS (1h02min37) nos 5km de prova. A travessia começou a definir os representantes brasileiros para a prova de mesma distância (5km) do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia. Os dois melhores resultados de cada gênero ficaram aptos a competir pelo Brasil neste percurso, mas há outros aspectos e nuances a serem considerados. 
 
No feminino, a segunda colocada foi Carolina Bilich (1h02min38), do Minas Tênis, que também está classificada para a maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, onde será a única representante feminina do Brasil. A prova no Canadá tem o percurso olímpico de 10km. Além disso, a nadadora também foi convocada para a disputa de piscina na competição canadense. Será necessário esperar um pouco pra ver o que será melhor para a atleta e para as delegações do Brasil nestes campeonatos. Assim, a terceira colocada em São Bernardo do Campo, Gabriela Cordeiro Ferreira (1h02min39), companheira de Betina no Grêmio Náutico União, fica na expectativa e no aguardo. Nos 10km do Mundial de Kazan, que será seletiva para os Jogos do Rio-2016, as brasileiras convocadas são as campeãs mundiais Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto.
 
No masculino, a definição começará apenas com a disputa da etapa mexicana da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, no próximo dia 2 de maio, onde quatro brasileiros estarão em ação: Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Luis Rogério Arapiraca e Samuel de Bona. Os dois brasileiros mais bem colocados na prova mexicana irão disputar os 10km de Kazan e manter o sonho de ir às Olimpíadas do Rio. Os outros dois defenderão as cores verde e amarela no Pan de Toronto. Assim, o único garantido nos 5km do Mundial é o segundo colocado na prova de São Bernardo: Victor Colonese (56min53), da Unisanta/SP. Allan e os nadadores que vieram a seguir na represa Billings terão que esperar a disputa na mexicana Cozumel: Diogo Villarinho, do Minas Tênis, 3º colocado com 56min54; Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, 4º colocado com o mesmo tempo de Villarinho; e Luis Rogério Arapiraca, da Unisanta, que terminou em 5º lugar, 56min57.
 
Na primeira etapa do circuito brasileiro, em março, nos 5km de Porto Belo/SC, os vencedores foram Ana Marcela Cunha, do Sesi, e Victor Colonese, da Unisanta. Completaram o pódio, Fernando Ponte, do Grêmio Náutico União, e Giovanny Lima, do Sesi, no masculino; e Mariana Serrano e Bruna Primati, companheiras de Ana Marcela, no Sesi.
 
Luiz Lima vence na Copa do Brasil - O veterano Luiz Lima foi o primeiro a chegar na outra disputa de sábado nas maratonas aquáticas. O nadador e criador da equipe Gladiadores foi o melhor na Copa do Brasil da modalidade, ao completar os 5km em 1h02min59, seguido por Bruno Yamamoto, do Círculo Militar/SP (1h06min32) e Bernardo Almeida, do Mackenzie/Navegantes, do Rio de Janeiro (1h07min37). No feminino, Suely Siqueira, da Aceb/BA, foi a mais rápida (1h08min15), seguida por Thais Santana, da Sest-Senat/ES (1h11min55) e Mabília Felício, do Círculo Militar/SP (1h14min38). 
 
Desde o ano passado, as maratonas aquáticas passaram a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10 km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas.
 
Já a Copa do Brasil é um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook