Brasil e Itália vencem em Inema com Samuel e Racheli

Fernando Ponte e Samuel de Bona / Foto: Satiro Sodré / SSpress / CBDA

Salvador - O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, último compromisso oficial dos atletas da modalidade em 2015, começa a ser definido em Salvador/BA, nas provas que estão sendo realizadas na Base Naval de Aratu, na praia de Inema.
 

Nesta quinta—feira, 5/11, aconteceu a disputa de 10 quilômetros, quinta e penúltima etapa da competição. Samuel de Bona venceu entre os homens e a italiana Racheli Bruni ficou em primeiro entre as mulheres.

Samuel de Bona e Fernando Pontes, do Grêmio Náutico União, fizeram dobradinha de ouro e prata na prova masculina, seguidos pelo italiano Frederico Vanelli, que está classificado para os Jogos Rio 2016 pelo último Mundial de Kazan/RUS, em julho deste ano. O quarto colocado, Simone Rufini, também está classificado para os Jogos Olímpicos e foi o campeão dos 25 quilômetros no Mundial de Kazan. Samuel contou o motivo pelo qual tem um apreço especial pela etapa de Inema.
 
— Tenho um carinho especial pela Bahia porque foi aqui onde disputei uma das minhas primeiras provas. Vencer aqui é muito bacana para mim. Gosto muito. Foi uma prova forte, com os dois italianos que estarão nos Jogos Olímpicos e foi bom para mim. Este resultado me coloca no Campeonato Sul-Americano, em março do ano que vem e este será o meu próximo desafio internacional — disse Samuel.
 
Frederico disse que a seleção olímpica italiana decidiu vir ao Brasil para participar da competição principalmente para treinar no mar, algo que não é muito usual para eles.
 
— Raramente treinamos no mar e esta era uma oportunidade ótima. Os Jogos Olímpicos acontecerão pela primeira vez em mar aberto e precisamos nos acostumar com correntezas, ondas e tudo o que envolve. Foi um pouco difícil para nós por causa disso, mas gostamos bastante. Sem contar o cenário, que é deslumbrante - analisou.
 
A prova feminina também foi muito disputada. Ana Marcela Cunha chegou na frente, mas não conseguiu bater no pórtico com um dos braços, quando trocou para bater com o outro a italiana já havia tocado na chegada. Racheli também estará nos Jogos Olímpicos e concordou com Vanelli que Inema foi um excelente treinamento.
 
— Foi excelente porque o mar estava mexido. Se estivesse muito calmo não seria tão bom, pois o objetivo era esse mesmo, treinar em condições mais difíceis. O percurso estava muito bem sinalizado e tudo muito organizado. Gostei bastante da prova — disse.
 
A equipe italiana sai da Bahia no domingo, 8/11, e vai direto para o Rio de Janeiro, nadar mais uma vez em Copacabana. Eles estiveram na cidade em agosto no Evento Teste de Maratonas Aquáticas.
 
— Foi bom. Já deu pra sentir um pouco do percurso, mas quanto mais a gente nadar lá, melhor. Pretendemos voltar outras duas vezes antes dos Jogos Olímpicos, mas ainda não definimos quando — contou.
 
Ana Marcela Cunha está nas últimas disputas do ano, mas está começando uma temporada. Segundo ela, parar agora somente após os Jogos no Rio de Janeiro.
 
— A prova deste ano aqui em Inema foi um pouco diferente e mais acirrada, pois estava nadando com as duas italianas. Uma já está classificada para a Olimpíada e a outra foi campeã do circuito da FINA. A diferença básica é que enquanto todo mundo está encerrando uma temporada, nós estamos recomeçando, ou seja, tendo que fazer toda uma base de treino outra vez e isso dificulta um pouco — disse Ana.
 
Ranking Brasileiro - Faltando uma etapa para o fim, Betina Lorscheitter está liderando com 138 pontos. Gabriela Ferreira, também do Grêmio Náutico União, vem em seguida, com 123 e Ana Marcela é a terceira, com 111 pontos. No masculino, Fernando Pontes, do Grêmio Náutico, é o primeiro, com 136 pontos. Victor Colonese, da Unisanta, é o segundo, com 133 pontos e Luiz Barros, do Grêmio Náutico União, vem em terceiro, com 99 pontos.
 
O Campeonato Brasileiro termina no sábado, 7/11, com a prova de cinco quilômetros. As últimas etapas do Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas acontecem com a realização da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.
 
5ª Etapa do Campeonato Brasileiro - Inema/BA - 10km
 
Masculino
 
1º Samuel de Bona - Grêmio Náutico União - 2h11m02s (Classificado para o Campeonato Sul-Americano)
2º Fernando Pontes - Fernando Pontes - Grêmio Náutico União - 2h11m03 (Classificado para o Campeonato Sul-Americano)
3º Frederico Vanelli - Itália - 2h11m04
4º Victor Colonese - Unisanta - 2h11m05
5º Simone Rufini - Itália - 2h11m06
 
Feminino
 
1º Racheli Bruni — Itália — 2h27m16
2º Ana Marcela Cunha - Sesi/SP - 2h17m17
3º Betina Lorscheitter - Grêmio Náutico União - 2h27m18
4º Martina Grimaldi - Itália - 2h27m19
5º Mariana Souza - Sesi/SP - 2h27m20
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook