Rei e Rainha do Mar deve reunir 1600 atletas em Fortaleza

Rachele Bruni, Matteo Furlan e o treinador Fabrizio / Foto: Divulgação

Fortaleza - Pela primeira vez na região Nordeste do Brasil, o Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar desembarca em Fortaleza neste domingo, 22 de novembro, e deve reunir aproximadamente 1.600 participantes no Aterro de Iracema, entre atletas amadores e profissionais. 
 
O evento, considerado o maior festival de esportes de praia do país, conta com provas de natação em águas abertas, corrida na areia, biathlon e stand up paddle. Dos nadadores de elite que participarão desta etapa, os destaques são a italiana Rachele Bruni, que é a atual campeã mundial da Maratona Aquática da FINA (Federação Internacional de Natação) e que já está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, e o brasileiro Fernando Ponte, que foi confirmado na disputa na manhã de quinta-feira (19.11), após o baiano Victor Colonese cancelar sua participação na prova por conta de uma infecção na garganta.
 
Colonese, o atual vencedor da Challenge (desafio com percurso de 4 km de natação), conquistou a segunda etapa do evento realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, em setembro, e a etapa de Florianópolis, que aconteceu em outubro. O substituto Fernando passa ser o favorito na briga pelo lugar mais alto do pódio no Ceará. Ele é atleta do Grêmio Náutico União e já está classificado para o Sul-Americano de 2016, onde irá representar o Brasil na prova de 10km. Entre as conquista de Ponte, que é gaúcho, está a medalha de prata conseguida na última etapa do Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática, realizada em Salvador, terra de Colonese. Fernando Ponte é integrante da Seleção Brasileira de Águas Abertas.
 
Além do brasileiro e da italiana, outras feras estarão em ação no mar cearense: o argentino Guillermo Bertola, o italiano Matteo Furlan e os brasileiros Luis Rogério Arapiraca, Luiz Felipe Lebeis, Catarina Ganzeli e Betina Lorscheitter, que assim como Colonese, venceu a prova Challenge na etapa passada, realizada na capital de Santa Catarina.
 
“O legal desse evento é o clima descontraído e o amor pela natação, pelo mar, pelo desafio e pela superação. Eu sempre vejo isso nos olhos de cada um que participa do Rei e Rainha do Mar”, comentou a atleta gaúcha, Betina Lorscheitter.
 
Além da prova Challenge, o Rei e Rainha do Mar no Aterro de Iracema terá a desafiadora prova Beach Run (5km de corrida na areia), que teve suas inscrições esgotadas rapidamente, o Beach Biathlon, que une 1km de natação no mar e 2,5km de corrida na areia; a Sprint (1km de natação no mar) e a Classic (2km de natação no mar). Outra disputa que promete fortes emoções é o SUP, que terá duas provas, uma com percurso de 4km e outra com 8km.
 
Após a etapa de Fortaleza, o Circuito Rei e Rainha do Mar retorna ao Rio de Janeiro para o encerramento da temporada 2015. A etapa final acontece na praia de Copacabana, no dia 12 de dezembro. As inscrições para o último “Rei e Rainha” do ano já estão abertas. Em 2016, o Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar desembarca em outros dois estados: São Paulo e Bahia. As cidades que receberão o Circuito ainda não foram divulgadas. As inscrições podem ser feitas através do site reierainhadomar.com.br.
 
Reconhecimento -  Na bela manhã de sol desta sexta-feira (20.11), os atletas de elite Rachele Bruni, Matteo Furlan, Guilhermo Bertola, Betina Lorscheitter, Luiz Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli fizeram um treino no Aterro de Iracema, local das disputas de domingo do maior festival de esportes de praia do Brasil. Animados, os nadadores fizeram o "reconhecimento" das águas cearenses, elogiaram a temperatura da água (27º) e conversaram com alguns jornalistas sobre as expectativas para a prova. De acordo com a empolgação e motivação do grupo, os pódios feminino e masculino certamente serão decididos a cada braçada.
 
Esporte - Uma característica marcante do Circuito Rei e Rainha do Mar é a capacidade de reunir pessoas de diferentes estados na mesma cidade onde é realizado o evento. Assim acontece há sete anos no Rio de Janeiro, cidade-sede do maior festival de esportes na praia do Brasil, e foi em Florianópolis, capital que recebeu a competição pela primeira vez, desde sua criação na Cidade Maravilhosa e Olímpica. E isso não será diferente em Fortaleza. A capital do Ceará vai receber competidores oriundos de diversas cidades brasileiras. Na lista de inscritos tem participantes de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Apodi (RN), Teresina (PI), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Cuiabá (MT), São Luis (MA), Brasília (DF), Maracanaú (CE) e Maceió (AL).
 
Além de se divertirem em um evento que integra o esporte e as belezas naturais de uma cidade como Fortaleza, os atletas-turistas ainda planejam aproveitar para conhecer e apreciar os encantos locais.
 
Na etapa anterior, realizada em Florianópolis, o evento levou à capital catarinense participantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Chile. Os atletas de elite estrangeiros que marcaram presença em Santa Catarina saíram de países como Estados Unidos, Argentina, Espanha e Itália. Já a etapa do Rio de Janeiro, realizada em setembro, contou com aproximadamente 3.700 participantes no total, com representantes de 22 estados brasileiros.
 
Circuito - O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando sete anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015 o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.
 
Serviço:
 
Rei e Rainha do Mar Fortaleza
 
Data: 22 de novembro
Local: Aterro de Iracema
Horário: a partir de 7h
Informações: www.reierainhadomar.com.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook