Samir Barel é destaque da Travessia do Canal de Ilhabela

Foto: Divulgação

São Paulo - Em agosto de 2015, Samir Barel superou a temida Travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. Apenas 8% dos que largam da costa inglesa concluem a prova. Agora o nadador vai até o Litoral Norte de São Paulo encarar a belíssima Travessia do Canal de Ilhabela, marcada para este domingo (8).
 

Para quem conseguiu vencer os turbulentos 34 quilômetros do percurso europeu, nadar 3.800 metros parece muito fácil. Mas o objetivo aqui é outro e muito maior: fomentar a maratona aquática e incentivar os praticantes, principalmente os novos adeptos, a descobrirem os benefícios e desafios da natação em águas abertas. 

"Sinto que a maratona aquática vem crescendo muito em popularidade aqui no Brasil. É uma modalidade que pode trazer bem estar físico e emocional para qualquer idade, pois, além de favorecer a saúde, ela promove a socialização e união das pessoas que praticam. As experiências adquiridas, como saber respeitar a natureza e aprender a superar seus limites, também somam muito, tanto na vida pessoal como profissional", conta o atleta de 32 anos.  
 
A prova tem largada às 8h, próximo à balsa de São Sebastião. A chegada será na Praia do Engenho D`água, em Ilhabela. Um corredor com 12 boias será montado garantindo a segurança de todos os inscritos. Atual recordista do percurso, com 47min07s, Samir Barel dá algumas dicas para aqueles que irão cair na água. 
 
"As bóias são colocadas em diagonal, pois aproveitam a correnteza, tornando o percurso mais rápido, e para trazer mais segurança e conforto para todos os atletas. Tanto aqueles que já possuem experiência, quanto novos adeptos da modalidade, podem ficar tranquilos em atravessar e não vão se arrepender por terem participado desse grande desafio." 
 
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2013, concluiu a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e na temporada seguinte foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos. Em agosto de 2015, o brasileiro conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o "Monte Everest das águas abertas", devido as muitas dificuldades encontradas no percurso de 34k. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook