Samir Barel promove circuito inédito de maratonas aquáticas

Desafio Ilha Anchieta / Foto: Matheus Zica

São Sebastião - Um dos principais embaixadores da maratona aquática no Brasil, Samir Barel mergulhou de cabeça em uma nova empreitada.
 

Neste sábado (17), na praia de Camburi, em São Sebastião (SP), terá início as Travessias e Desafios Aguaman, um projeto novo e desbravador do nadador junto com dois grandes nomes da modalidade, Marcos Campos, tricampeão e atual recordista da famosa 14 Bis, e Carlos Eduardo Pavão, campeão pan-americano em prova de 10k. A proposta é contornar a nado ilhas oceânicas, continentais ou fluviais, de importância histórica, natural e cultural em diversas regiões do território brasileiro.

"O Aquaman começou em 2013 com o Marquinhos e eu falando sobre uma forma diferente de promover e divulgar a maratona aquática. Então, decidimos contornar à nado ilhas historicamente simbólicas. Em 2014 realizamos a volta à Ilha Anchieta, em Ubatuba (SP), e em 2015 contornamos a Ilha do Mel, no Paraná. Mas a ideia evoluiu e com a ajuda do Cadu optamos por tornar o desafio algo possível e acessível para os demais nadadores. A missão Aquaman é oferecer aos praticantes da maratona aquática, do iniciante ao profissional, a possibilidade de participar e interagir com o universo das águas abertas, seja pelo conteúdo oferecido pelo projeto, seja pelas provas com distâncias e nível de dificuldade variadas", conta o atleta de 32 anos. 
 
A prova no litoral norte paulista contará com os percursos Short, de 1,5k pela orla da praia, e Long, de 7k, fazendo o trajeto de ida e volta na Ilha do Gatos. Os participantes contarão com uma infra-estrutura de ponta, com embarcações de apoio (stand up paddle, caiaque ou canoa havaiana), pontos de hidratação, atendimento médico emergencial, medalhas de participação, além de um kit exclusivo contendo camiseta, touca, chip para cronometragem e revista do evento. Mesmo sendo a primeira edição, o Aquaman Camburi Ilha dos Gatos atingiu 400 inscritos e terá a participação de atletas de elite, como o campeão Sul-americano e Pan-americano, o argentino Damian Blaum. 
 
"Ficamos realmente impressionados com a adesão e aceitação da galera com a nossa proposta. A maratona aquática oferece uma série de benefícios, como conhecer lugares diferentes, ter contato direto com a natureza, trocar experiências com pessoas de todas as idades e várias culturas, além de promover a saúde e o bem estar do praticante. Esperamos que esse espírito seja o principal fomentador do projeto e com isso a modalidade cresça e ainda ajude as pessoas à valorizarem o patrimônio histórico e ambiental do nosso país", finaliza o nadador, que recentemente concluiu a temida Travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra.
 
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2013, concluiu a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e na temporada seguinte foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos. Em agosto de 2015, o brasileiro conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o "Monte Everest das águas abertas", devido as muitas dificuldades encontradas no percurso de 34k. 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook