Samir Barel vai ao extremo nas águas do pantanal brasileiro

Samir Barel / Foto: Talita Saab

Mato Grosso do Sul - O feriado de 15 de novembro será repleto de emoção, superação e muita adrenalina para Samir Barel. O nadador encara pela primeira vez as águas doces e quentes do pantanal brasileiro. A terceira edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura reúne mais de 1500 apaixonados por esportes radicais na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Um dos principais embaixadores da maratona aquática no país, Samir ressalta que a prova deste domingo pode proporcionar experiências novas e muito produtivas para todos os atletas.

 

“A Maratona Aquática pode ser uma modalidade para diversos objetivos: competição, lazer, saúde, cultura, sociabilidade entre muitos outros objetivos de vida que as pessoas possuem.

Assim, vejo a prova como uma grande oportunidade para conhecer e explorar um belíssimo polo do ecoturismo brasileiro, além da chance de trocar experiências com pessoas de diversas culturas e lugares”, conta o atleta de 32 anos.

A prova contará com dois percursos, de 1k para amadores e 5k atletas de elite, disponível para nadadores acima de 10 anos de idade. Apesar de fazer sua estreia no trajeto de 5.000 metros no Rio Paraguai. Samir Barel relata que a preparação para um desafio desconhecido foi simples e focada. “Os treinos continuam com volumes moderados e intensidade mais alta, pois as provas que tenho até o final do ano são mais curtas. Portanto o objetivo é ficar mais rápido. Devo me atentar mais a temperatura da água que parece ser bem elevada (30 graus), minha estratégia de prova e uma boa hidratação antes e após a natação.”
 
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2013, concluiu a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e na temporada seguinte foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos. Em agosto de 2015, o brasileiro conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”, devido as muitas dificuldades encontradas no percurso de 34k.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook