Samuel de Bona e Betina Lorscheitter vencem os 5km de Inema

Samuel de Bona / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - O sábado foi do Rio Grande do Sul. Os gaúchos Samuel de Bona (59m31) e Betina Lorscheitter (1h02m34s), ambos do Grêmio Náutico União, venceram a sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, realizada na praia de Inema, em Salvador/BA. A prova masculina teve Fernando Ponte (59m33), também do Grêmio Náutico, e Diogo Villarinho (59m37), do Minas Tênis, em segundo e terceiro lugares. Allan do Carmo, campeão antecipado na quinta etapa, não nadou a prova já se poupando para o último desafio do ano, a seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan.
 
"A etapa da Bahia é sempre uma das mais fortes e dessa vez não foi diferente. Fiquei feliz com o resultado. Este foi mais um grande ano para as maratonas e o Brasil está de parabéns", disse Samuel.
 
No feminino, Betina brigou braçada a braçada com a campeã mundial Ana Marcela (1h02m35s), do Sesi/SP, e venceu na batida de mão. Viviane Junglbut, também do Grêmio Náutico União, ficou com o terceiro posto (1h02m39s).
 
"Estou treinando bastante para a seletiva de dezembro para os Jogos Pan-Americanos, que é meu objetivo principal. Mudei bastante coisa, emagreci e vencer aqui foi ótimo. Nadar ao lado da Ana, que está em grande fase e acabou de ser campeã mundial foi excelente. Foi uma chegada muito apertada e eu tive a felicidade de encaixar certinho a braçada e bater na frente, mas a Ana é uma grande atleta, uma referência para todos nós", disse Betina.
 
Os campeões do ano, somadas todas as etapas foram Allan do Carmo, com 180 pontos, seguido por Samuel de Bona (160), Fernando Ponte (153) e Diogo Villarinho (149). No feminino, Ana foi campeã com 217 pontos. Betina foi a vice-campeã brasileira geral (197). Atrás dela vieram Gabriela Ferreira (125), do Grêmio Náutico, e Mariana Serrano (21), do Sesi/SP.
 
O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas terminou neste dia 15/11, mas o esporte ainda tem mais um desafio. A Seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, no dia 7/12, em São Bernardo do Campo/SP. Pelo histórico e resultados alcançados, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha já estão convocadas. A seletiva acontecerá em 10km e escolherá quatro nadadores e duas nadadoras. Os quatro homens selecionados irão para uma etapa de Copa do Mundo em 2015 para definir os que irão para Kazan e os que irão para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. No feminino, as duas atletas saídas da seletiva irão para Toronto. A prova de 5km do Mundial de Kazan será definida no Troféu Maria Lenk de 2015.
 
Resultados anteriores do Brasileiro de Maratonas Aquáticas
 
1ª etapa – Porto Belo/SC – 5km – 23/02
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Samuel de Bona / 3 – Diogo Villarinho
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Mariana Serrano Souza
 
2ª etapa – São Bernardo/SP – 7,5km – 9/03
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Diogo Villarinho / 3 – Samuel de Bona
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Cordeiro
 
3ª etapa – Angra dos Reis/RJ – 10km – 17/05
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Fernando Pontes / 3 – Luiz Gustavo Barros
Feminino – 1 – Ana Marcella Cunha / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Ferreira
 
4ª etapa – Brasília/DF – 10km – 21/09
Masculino – 1 – Allan do Carmo, Samuel de Bona e Diogo Villarinho.
Feminino – 1 – Ana Marcella Cunha / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Ferreira
 
5ª etapa – Brasileiro (7,5km) – 13/11 – Inema/BA
Masculino – 1 – Allan do Carmo/ 2- Samuel de Bona/ 3- Fernando Ponte
Feminino – 1 – Ana Marcella Cunha / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Bruna Primatti
 
6ª etapa – Brasileiro (5km) – 15/11 – Inema/BA
Masculino – 1 – Samuel de Bona/ 2- Fernando Ponte / 3- Diogo Villarinho
Feminino – 1 – Betina Lorscheitter / 2 – Ana Marcela /  3 – Viviane Jungblut
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook