Acertando as braçadas para a estreia no Mundial

Viviane Jungblut e Luiz Altamir / Foto: Satiro Sodré/CBDA

Dubai - Chegou a hora! Na manhã de segunda-feira, dia 26 de Agosto, terá início o 4º Mundial Junior de Natação, em Dubai, nos Emirados Árabes, que segue até sábado, 31/8. A competição reunirá 873 atletas de 93 nacionalidades, com eliminatórias às 10h e semifinais e finais às 18h, no horário local (sete a frente de Brasília). 
No domingo pela manhã os nadadores realizaram treinos leves e não tem programação para tarde. Todos estarão concentrados para o início da competição. Neste primeiro dia de competição 11 brasileiros irão disputar suas eliminatórias, em provas individuais, além de dois revezamentos, 4x100m livre masculino e 4x200m livre feminino, na piscina do Hamdan Sport Complex, mesmo palco do Mundial de natação FINA 2010. Se na ocasião os nadadores brasileiros tiveram bom desempenho, destacando-se Cesar Cielo com duas medalhas de ouro individuais, a nova geração de atletas também não se intimida com os adversários estrangeiros e fazem planos para 2016.
 
"Esse período foi muito bom e serviu para acertar os detalhes que faltavam. Agora é só focar nas provas e conseguir uma final para o Brasil, sempre pensando que aqui é só o começo da meta que é chegar em 2016. Primeiro estou focada nas eliminatórias, depois vou pensar nas semifinais e quando chegar à final o objetivo é baixar ainda mais o tempo. Aqui não penso nas adversárias e sei que o meu maior adversário sou eu e só através do meu esforço vou conseguir alguma coisa. Eu treinei muito para estar aqui e sei que o Brasil vai ser bem representado", contou Natalia de Luccas, de 16 anos.
 
Natalia de Luccas irá representar as cores verde-amarelas em oito provas eliminatórias, podendo contabilizar mais à medida que se classificar para as outras fases. Serão quatro individuais e quatro revezamentos, o que faz a atleta competir, pelo menos uma prova, em todos os seis dias de torneio. Ela venceu pela primeira vez uma prova no campeonato absoluto brasileiro no início de agosto quando conquistou o ouro nos 100m costas do Troféu José Finkel.
 
o treinador Leonadro Araujo ressalta que Natalia, além de nadar muitas vêses, terá a principal prova já no primeiro dia e afirma que ela está tranquila, confiante e sabe o que fazer. "Essa é uma competição diferente. Desde a eliminatória tem que nadar para fazer o melhor tempo e é nisso que estamos trabalhando, por não ser como no Brasil e não conhecermos as adversárias. Tudo que devia ter sido realizado de preparação já foi feito e nosso maior desafio aqui é passar a experiência de disputar uma competição tão grande como essa", analisou o treinador.
 
Outro nadador brasileiro que estreia nesta segunda-feira é Felipe Monni, que irá nadar as eliminatórias dos 100m peito. Também irá nadar a prova de 50m do mesmo estilo, na quinta etapa, mas esta mais confiante na prova de amanhã. Ele terá a companhia de Pedro Cardo que também participará da fase eliminatória.
 
"Eu estou ansioso sim,pela estréia, mas acho que vou nadar bem, me sinto calmo e tranquilo para nadar aqui. Para mim ajuda não entrar como favorito e não saber muito sobre os meus adversários, me faz nadar mais solto. Amanhã quero abaixar bastante o meu tempo e dar o meu melhor, sem me preocupar muito. As semifinais e finais serão consequência disto", comentou Felipe Monni, que confessou não ter muitos rituais antes das provas e preferi só ouvir algumas músicas para se concentrar.
 
Antes mesmo do início da competição esta delegação se consagra como a mais forte das três edições anteriores, não somente pelo número de atletas, mas também pelo forte índice classificatório do torneio. Confirmando a renovação de nadadores nacionais, nesta competição só não terá atleta brasileiro na prova de 1500m livre feminino.
 
As provas serão disputadas em eliminatórias, semifinais e finais nas provas com distância de 50 e 100 metros. Já as eliminatórias acima de 200 metros, serão finais.
 
Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Leonardo de Deus, Daynara de Paula e Henrique Rodrigues, que fizeram parte do time brasileiro que realizou a melhor participação da história, no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, participaram das edições anteriores da competição junior da FINA.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook