Acostumado a maratona, Thiago Pereira decide focar em uma só prova

Thiago Pereira: Mr. Pan muda estratégia e nada só uma prova / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro – Um dos mais versáteis e vitoriosos nadadores da seleção brasileira, Thiago Pereira se habituou, ao longo dos anos dentro da piscina, a ser um nadador estilo maratonista, disputando provas em diferentes estilos e distâncias nas competições oficiais. Não à toa é o maior atleta da história do Pan, com 23 medalhas. Dessa vez, porém, a situação mudou drasticamente.
 
Inscrito para apenas uma prova no Torneio Brasileiro/Open, primeira seletiva olímpica para os Jogos Rio 2016, que ocorre em Palhoça (SC), Thiago busca alcançar o índice olímpico em duas oportunidades, ambas nos 200m medley, prova em que ele sempre se destacou.
 
O físico já não é o mesmo, afinal são 29 anos, mas Thiago ainda briga entre os grandes e se doa por inteiro à natação. Com agenda cheia de compromissos com patrocinadores nos Estados Unidos, o brasileiro chegou a Palhoça na noite de quarta, quando o torneio já havia começado.
 
“Cheguei de viagem em cima. A competição já tinha começado. O pessoal lá (nos Estados Unidos) não acreditava quando eu falava que tinha minha seletiva essa semana. Mas não teve jeito, era um compromisso que já estava marcado desde janeiro e não tinha como sair... Agora, chegou a hora. Olimpíadas do Rio. Não tem mais a necessidade de nadar aquela quantidade de provas. É um momento único. Para o nosso país, para nossa América do Sul. Temos que focar nas principais provas, no que a gente tem de melhor”, conta o atleta.
 
O índice para a prova, se vistos os números, são fáceis para Thiago alcançar. Os 2m00s28 estabelecidos como mínimo para se estar nas Olimpíadas já foram batidos e muito pelo nadador, que fez 1m56s65 no Mundial de Kazan, há quatro meses, quando foi medalhista de prata.
 
Nessa sexta, o objetivo é conseguir um tempo forte, para não precisar mais se preocupar com classificação olímpica. “A gente tem que agarrar essa chance. Tem mais uma em abril, mas vai dar tudo certo”, declara.
 
Nos Jogos, os dois melhores índices de cada país se classificam para a piscina olímpica. Caso Cielo alcance a marca dos 200m medley nessa sexta, em Palhoça, conseguiram focar na conquista do índice dos 400m medley, no Troféu Maria Lenk, no ano que vem.
 
“Provavelmente vou nadar os 400m (medley) em abril. Vamos ver o resultado e saber se levamos para as Olimpíadas ou não. Por enquanto, é isso. É finalizar bem o ano e bola para a frente”, finaliza Thiago.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook