Aprenda aperfeiçoar o nado costas com Gustavo Borges

Gustavo Borges/ Foto: Divulgação

São Paulo - O nado costas, assim como o crawl, é um dos primeiros estilos no processo de aprendizagem da natação, devido à facilidade na respiração. A todo momento, o nadador está com as vias de respiração (boca e nariz) para fora d'água, facilitando a coordenação entre respiração e movimentos de braços e pernas.
 
Outra característica do nado costas, é o estilo de segmentos alternados em relação às braçadas e pernadas, realizadas alternadamente. Neste exercício, o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges enfatiza três pontos fundamentais para uma boa execução: posição do corpo e da cabeça, a fase aérea da braçada e seu posicionamento final. 
 
"No nado costas, é muito importante o posicionamento do corpo e mantê-lo sempre na horizontal, com cabeça alinhada ao quadril. São aspectos fundamentais e que irão trazer grandes benefícios e aprimoramento ao nadador", comenta Gustavo.
 
- Posição do corpo e da cabeça: antes de fazer qualquer pernada ou braçada, é muito importante saber se posicionar na água. Para o nado, deve-se deitar de costas na água, deixar a cabeça deitada e alinhada com o quadril e pernas, o que contribui para uma melhor flutuação.
 
- Braçada/fase aérea: ao dar início às braçadas, os braços serão alternados durante o nado. Na fase aérea da braçada, as mãos devem sair da água com o dedo polegar para cima. Dessa forma, o nadador conseguirá tirar as mãos com menor resistência ao quebrar a linha d’água. Para entrar na água, gira-se a palma da mão para fora, deixando que o dedo mínimo entre primeiro, já posicionando a mão para a próxima fase, que é a puxada (fase subaquática de tração).
 
- Braçada/puxada (tração): já dentro d’água, com o braço estendido inicia-se a puxada, lateralmente, com as mãos imersas até que estejam ao lado da coxa, em posição de iniciar a fase aérea. Por ser um nado de segmentos alternados, é importante treinar a sincronização dos movimentos. Enquanto um braço está fazendo a fase aérea ou outro estará na fase aquática e assim por diante.
 
Assista ao vídeo:
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook