Atleta flagrado no doping ganha bolsa do Ministério do Esporte

João Gomes Jr. / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - A edição da última quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU) surpreendeu ao trazer o nadador João Gomes Júnior como um dos atletas beneficiados pelo programa Bolsa Pódio, do Ministério do esporte. Isso porque ele foi flagrado em teste feito antes do Mundial de Doha, em dezembro, no exame antidoping. 

A divulgação do uso de susbtâncias ilícitas por João veio a público extraoficialmente no dia 19 de janeiro. Nem CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) nem a FINA (Federação Internacional de Natação, da sigla em inglês) informaram detalhes do que foi encontrado na urina do nadador. 

O que se sabe é que João teria usado um diurético, substância famosa por mascarar o uso de outras que melhoram a performance dos atletas. 

A CBDA pos um advogado para defender seu nadador. Marcelo Franklin foi o escolhido. 

Quanto à bolsa pódio, conforme o DOU, João deve continuar recebendo os R$ 5 mil mensais dos quais se beneficia desde 2013. 

"O ministério precisa esperar a decisão sobre eventual punição ao atleta. De acordo com a Lei 10.891 - alterada pela Lei 13.051 -, o atleta sofrerá punição apenas se estiver cumprindo penalidade/suspensão imposta por tribunal de justiça, em sentença transitada em julgado", explicou por meio de nota o ME. 

João pode fazer com que o Brasil perca três medalhas de ouros que ele ajudou a conquistar em Doha: nos reveamentos 4x50 m medley, 4x100 m medley e 4x50 m medley misto.

 
Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook