Aumenta o time para o Mundial de Kazan

Felipe França / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Leonardo de Deus, Thiago Pereira, Joanna Maranhão e Bruno Fratus foram os destaques da terceira manhã de provas do Campeonato Brasileiro – Troféu Daltely Guimarães, que está acontecendo na piscina do Botafogo, até amanhã, sábado, 19/12/14. A competição é válida para índice para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, em agosto do ano que vem, na Rússia. Leonardo, Thiago, Joanna e Bruno alcançaram marcas para integrar a seleção, sendo que Leo ainda superou o recorde brasileiro da prova. As disputas do Brasileiro Sênior valem como seletiva para o Torneio Open, que acontece a partir das 17h00 com transmissão do Canal Sportv.
 
Leonardo de Deus está voltando de uma temporada em que uma laringite e uma faringite o sacaram do Campeonato Sul-americano e do Mundial histórico para natação brasileira, que foi o realizado em piscina curta, em Doha, há duas semanas. Leo veio “aquecendo” durante a competição e hoje fez 3m50s37 nos 400m livre superando o próprio recorde brasileiro (3m50s71 de maio deste ano) e de campeonato (3m51s32 de 2013), além de tempo abaixo dos 3m50s44 do índice para Kazan.
 
"Eu já estava buscando de manhã o sul-americano. Foi por muito pouco, mas estou bem feliz porque não estou numa competição tão boa. Nadei mal os 100m costas, mal os 200m costas. E uma coisa que um técnico me ensinou é que ser campeão é saber sair de uma situação difícil. Esfriei minha cabeça e hoje nadei bem, peguei o índice para Kazan numa prova em que eu nunca tinha pego índice, então estou muito feliz. Eu vou sair da prova à tarde porque estou priorizando os 200m borboleta. Estou buscando uma melhor posição no ranking mundial. Eu sou o sexto nos 200m borboleta e eu estou muito pertinho do Chad Le Clos (sul-africano) e do Daiya Seto (japonês) .Quero fechar com chave de ouro nestes 200m borboleta", afirmou.
 
Daiya Seto é o líder do ranking mundial da temporada com 1m54s08 e Chad Les Clos é o segundo, com 1m54s56. Leo tem 1m55s28 feitos no Campeonato Pan-Pacífico, em agosto.
 
Thiago Pereira e Joanna Maranhão nesta competição quando caem na água é para fazer bons tempos. Os dois fizeram índices para o Mundial de Kazan nos 200m medley e Thiago, com 2m00s12, ainda superou o recorde de campeonato que era de Henrique Rodrigues, 2m00s43, desde 2011.
 
"Eu já estou bem feliz com todos os resultados que eu tive. Eu não nadava abaixo de 50s nos 100m livre desde 2007, que ainda não era a época dos trajes de borracha, mas tinha traje. Era 49s65 e eu fiz 49s64 nadando de bermuda. Eu ontem eu já tinha nadador para as minhas melhores marcas tanto nos 100m borboleta quanto nos 200m livre, mas eu estou querendo focar nos 200m medley. Seria bom fechar o ano com chave de ouro, com um bom tempo pra já começar a nova temporada e passar mais confiança. Estou bem surpreso já com os resultados", explicou.
 
Joanna Maranhão depois de chegar no índice dos 400m quatro estilos, agora chegou no dos 200m com 2m14s03. O índice era 2m14s26.
 
"Eu tinha absoluta certeza de que eu ia fazer o índice, de que ia nadar bem essa competição. Agora eu estava na dúvida se ia fazer forca ou não, mas Keyce (sua técnica) disse uma coisa certa, que na Olimpíada não vai ter essa. Tem que fazer força, então eu quero acumular mesmo. O tempo parada me deu chance de rever muita coisa. É uma reavaliação que poucas pessoas tem condições de fazer. Eu sou abençoada por poder voltar e voltar ainda melhor, cercada por pessoas que confiam em mim. Estou pensando num passo de cada vez", explicou.
 
Bruno Fratus vai vencendo o cansaço do penúltimo dia de provas. Depois de na noite de quinta-feira fazer o índice para o Mundial na prova dos 50m livre, na abertura do revezamento 4x50m livre do Pinheiros, ele venceu os 100m do estilo no Brasileiro Sênior com 48s57, tempo também válido para o Mundial da Federação Internacional. A marca a ser atingida era 48s99. Antes dele, no primeiro dia de provas Cesar Cielo também atingira o índice dos 100m na abertura do 4x100m livre do Minas Tênis, com 48s58.
 
"Eu não tenho expectativa nenhuma quanto aos 100m individualmente. Meu trabalho nos 100m livre é para me classificar para o revezamento porque aí sim a gente tem chances de ser campeão mundial e olímpico", disse Bruno.
 
No pódio para ganhar a prata e o bronze, outros dois atletas do Pinheiros Marcelo Chierighini, também do Pinheiros, com 49s06, e Leonardo Alcover (49s59). Matheus Santana, da Unisanta, fez o terceiro tempo da prova, 49s07, mas como ainda é nadador júnior não subiu ao pódio, mas estará no Torneio Open, à tarde.
 
No feminino, Graciele Herrmann, do Grêmio Náutico União/RS, venceu a prova com 55s03, seguida por Larissa Oliveira (55s33), do Pinheiros, e Daiane Becker (55s35), do Curitibano.
 
Thiago Simon (2m12s01), do Corinthians foi o que mais se aproximou da marca para Kazan nos 200m peito (2m11s65). Tales Cerdeira, da Unisanta/SP, ficou em segundo com 2m14s55, e Felipe França Silva, também do Corinthians, terminou em terceiro, com 2m14s93. França optou por não nadar o Open à tarde.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook