Brasil se classifica para finais no primeiro dia do Mundial

A competição segue até sábado / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - A semana começou bem para o Brasil, que fez sua estreia no 4º Campeonato Mundial Junior de Natação, em Dubai, já confirmando participação em quatro semifinais, em provas individuais e duas finais nos revezamentos. A competição segue até sábado (31/08), no Hamdan Sport Complex, com finais e semifinais marcadas para terem início às 18h, no horário local, (11h de Brasilía). Antes das finais deste primeiro dia será realizada a cerimônia de abertura que marca o início dessa enorme competição entre nações.
 
Nas eliminatórias dos 100m costas, Vitor Guaraldo Santos se classificou para a semifinal com melhor tempo das séries, 55s59. Gustavo Louzada garantiu a segunda vaga brasileira, 56s12, com o oitavo tempo.
 
"Para a primeira caída eu estou muito satisfeito porque teve aquele friozinho na barriga, mas tudo deu certo, eu fiz uma boa prova e consegui baixar meu tempo logo no início, que era o meu objetivo. Agora é descansar o máximo para a tarde, dar tudo de mim mais uma vez, porque aqui se bobear um pouquinho se perde a vaga", analisou Vitor.
 
Gustavo também saiu bem satisfeito pela vaga e por ter melhorado sua marcar pessoal apesar de não ter realizado a prova que queria. “Eu errei um pouco na virada e na chegada e por isso não fiz a prova em 55 segundos que queria, mas me senti bem e nadei leve. Os outros países têm atletas muito bons também, então não podemos segurar nada”, concluiu.
 
Pedro Cardona também garantiu uma vaga na semifinal, nos 100m peito, com a oitava colocação das eliminatórias, 1m02s66, e apesar de bem cansado o nadador saiu satisfeito. “Sei que dei o meu melhor, me senti bem nadando e fiquei satisfeito com o meu tempo”, desabafou. Pedro irá disputar a semifinal na tarde de hoje.
Já Felipe Monni ficou com a 18ª colocação, com 1m03s54 e irá nadar os 50m peito na 5ª etapa.
 
Natalia de Luccas, confirmando a sua boa fase, garantiu mais uma vaga brasileira nas semifinais da tarde, nos 100m costas, com o 15º melhor tempo do mundo, 1m03s01, mesmo sem ter tido o sua melhor apresentação. “Não posso dizer que nadei bem, mas pelo menos foi bom para tirar aquela tensão de primeira prova, se deu para ir para as “semi” eu saio sim, satisfeita com o meu tempo”, analisou a brasileira que não irá nadar o revezamento 4x200m livre para se poupar para a prova da tarde.
 
Já Fernanda Delgado, a atleta mais nova da delegação, ficou com a 38ª colocação, com 1m06s53. Fernanda ainda tem idade para disputar o próximo mundial da categoria júnior.
 
O primeiro revezamento da competição foi o 4x100m livre masculino e os representantes brasileiros que conquistaram a primeira vaga em uma final para o Brasil, com quinto tempo, 3m22s92, foram Gabriel Santos, Pedro Spajari, Felipe Souza e Gustavo Louzada. Gustavo que fechou o revezamento já havia nadado os 100m costas mais cedo, comentou que apesar de sentir a perna, nadou bem e garantiu que os quatro nadadores ainda têm o que melhorar e pretendem buscar uma medalha à noite.
 
Ainda no revezamento masculino Felipe Souza, o nadador mais novo da equipe masculina do Brasil, foi o terceiro a cair na piscina e ficou bem feliz com o resultado.
- Eu consegui me sentir bem, estou nadando só com atletas mais velhos e eles me passam confiança e segurança para nadar. Espero que no meu próximo Mundial (junior) eu possa levar isso tudo comigo e me sair ainda melhor – comentou Felipe que ainda terá idade para competir o próximo mundial da categoria.
 
Fechando as provas eliminatórias da primeira etapa as meninas do Brasil, Viviane Jungblut, Nathalia Almeida, Giovana Diamante e Andressa Lima, também conquistaram mais uma vaga na final em revezamento, desta vez nos 4x200m livre, com o tempo de 8m18s53.
 
"Foi bom começar a competição nadando “rev” que é a única prova em equipe, me senti bem nadando com as meninas e foi bom para quebrar o gelo da estreia, logo com uma prova na final. Todas nós fizemos um bom trabalho, mas ainda dá para melhorarmos este tempo", comentou Giovanna Diamante, a atleta que mais nadará provas para o Brasil, serão nove ao todo, quatro individuais e cinco revezamentos.
 
Na primeira prova do programa, 400m livre, Luiz Altamir Melo, oitavo colocado (3m55s74) e Brandonn Almeida, décimo quinto (3m57s20), foram os primeiros representantes brasileiros a competir. Os dois atletas fizeram suas melhores marcas e saíram satisfeitos com a estreia, porém não passaram para a próxima fase da disputa, que segue direto para a final.
 
Nos 400m medley feminino as brasileiras Giovanna Dorigon e Mariana Souza ficaram com as 26ª e 32ª colocações, 5m08s77 e 5m17s81, respectivamente. Giovana antes desta prova já havia nadado os 50m Peito, em que ficou com o 37º tempo, com 34s64.
 
Ainda nos 50m peito quem passou com o melhor tempo para a semifinal, confirmando seu grande favoritismo, foi a lituana, Ruta Meilutyte, que marcou 31s10 e quebrou o recorde de campeonato, ainda na eliminatória. Ruta é a atual recordista e campeã mundial dos 100m peito, feito realizado no mundial de Barcelona, em julho passado.
 
Resultados do Brasil
 
400m Livre Masc  - 10) Luiz Altamir Melo – 3m55s42 / 15) Brandonn Almeida – 3m56s42
50m Peito Fem – 37) Giovanna Dorigon – 34s64
100m Costas Masc – 1) Vitor Guaraldo Santos – 55s59 (semi) / 8. ) Gustavo Louzada – 56s12 (semi)
400m Medley Fem – 26) Giovanna Dorigon – 5m08s77 / 32) Mariana Souza – 5m17s81
100m Peito Masc – 8. ) Pedro Cardona – 1m02s66 (semi) / Felipe Monni – 1m03s54
100m Costas Fem – 15) Natalia de Luccas – 1m03s31 (semi) / 38. ) Fernanda Delgado – 1m06s53
Rev. 4x100m Livre Masc – 5) Brasil (final) –  Gabriel Santos, Pedro Spajari, Felipe Souza e Gustavo Louzada – 3m22s92
Rev. 4x200m Livre Fem – 5) Brasil (final) – Viviane Jungblut, Nathália Almeida, Giovana Diamante e Andressa Lima – 8m18s53

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook