Brasileira Giovana Pedroso é finalista da plataforma no Canadá

Brasil terá representante na final / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Giovana Pedroso Almeida está na final da plataforma da etapa canadense do Grand Prix da FINA de saltos ornamentais, que acontece em Gatneau, em Quebéc, no Canadá, até o próximo domingo, 4/05. Além dela, Ingrid Oliveira e Ian Matos foram semifinalistas em suas provas. Nesta sexta-feira, 2/05, Giovana obteve o segundo lugar na semifinal A da plataforma, com 288 pontos, atrás somente da francesa Laura Marino (293,45).

A pontuação da brasileira foi a sexta entre 12 semifinalistas. Como o regulamento determina que os três melhores de cada semifinal classificam-se para a final,  Giovana disputará a final da prova no último dia da competição. A melhor semifinalista foi Qian Ren, da China, que marcou 382,10 pontos.

Já Ingrid Oliveira terminou em sexto na semifinal B da plataforma, com 268 pontos. Sua pontuação foi a oitava melhor entre as 12 da semifinal. Nas eliminatórias, Ingrid totalizara 254,85 pontos, também a oitava melhor das seletivas. Curiosamente Giovana pontuou menos (251,85) e ficou em nono entre as 16 competidoras. Giovana Pedroso foi finalista da plataforma no Mundial Junior de 2012, em Adelaide, na Austrália. Na final de domingo, a brasileira terá como adversárias, além da francesa e da chinesa já citadas, as saltadoras Eunbi Cho, da Coreia; e as canadenses Meaghan Benfeito e Roseline Filion.
 
No masculino, Ian terminou na quinta colocação da semifinal A do trampolim de 3m, com 373,60 pontos. A pontuação foi a 11ª entre os 12 semifinalistas da prova. Nas eliminatórias, o brasileiro totalizara 358,30 pontos e ficara na 13ª posição. Apenas os 12 melhores classificam-se para a semifinal, mas como havia três canadenses entre os 12 e só podem ter dois por país, Ian conquistou a vaga na semifinal. O outro brasileiro entre os 24 saltadores foi Luiz Felipe Outerelo, que ficou em 21º lugar, com  312,50 pontos.
 
Após a etapa canadense, a seleção brasileira de saltos ornamentais vai para San Juan, capital de Porto Rico, onde disputará outra etapa do circuito de Grand Prix da FINA, de 8 a 11 de maio.
 
Os técnicos são Andreia Boehme, Ricardo Moreira, Roberto Gonçalves e Alexander Ferrer.
 
A programação (hora de Brasília)
 
Dia 3 de maio – sábado – a partir das 13h
Trampolim de 3m sincronizado M (Ian Matos & Luiz Outerelo) – final direta / Plataforma sincronizada F (Ingrid Oliveira & Giovana Pedroso) – final direta  / Plataforma M – final (sem brasileiro) / Trampolim de 3m F – final (sem brasileira)
 
Dia 4 de maio – domingo – a partir das 13h
Plataforma sincronizada M (Hugo Parisi & Rui Marinho) – final direta / Trampolim de 3m sincronizado F (Juliana Veloso & Tammy Galera Takagi) – final direta / Trampolim de 3m M – final (sem brasileiro) / Plataforma F (Giovana Pedroso Almeida) – final

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook