Campeã mundial, Efimova é pega no doping, segundo jornal

Nadadora russa Yulia Efimova / Foto: RIA Novosti / Alexander Vilf

Rio de Janeiro - A Rússia encara mais uma controvéria relativa ao doping a três semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi. A medalhista de bronze em Londres 2012, Yulia Efimova, também recordista mundial, teria testado positivo para um exame antidoping. 

Efimova, de 21 anos, teria sido pega em um exame fora de competição em outubro, um mês após ganhar dois ouros no Mundial de Natação da FINA. A informação é dada pelo jornal russo Vedomosti, ao passo em que o Ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko pede que a notícia seja tratada com cautela. 

A nadadora russa é especialista em nado peito. Em Londres ficou em terceir lugar na prova dos 200m. Efimova ainda detém o recorde mundial em piscina curta dos 50 e dos 200m peito, além de já ter tido a melhor marca do mundo em outros três eventos da natação. 

De acordo com a publicação russa, ela acusou positivo para a substância DHEA, um esteróide banido dos esportes profissionais, quatro semanas após os resultados vitoriosos no Mundial de Natação - Efimova foi campeã nos 50 e nos 200m peito em Barcelona. 

Se o doping for confirmado, a polêmica do uso de substâncias ilegais dentre a equipe de natação russa certamente se reacenderá. Isso porque Efimova, eleita a melhor nadadora da Rússia em 2013, não seria a primeira mas sim a quarta da equipe de natação russa que participou de Londres 2012 a falhar no doping: Ksenia Moskvina, Yekaterina Andreyeva e Natalya Lovtsova também já foram pegas. 

Mutko, Ministro dos Esportes, criticou o jornal pela notícia. "É uma declaração prematura e completamente errada, sem refletir sobre os fatos", comentou. "Esse tipo de informação deve vir a público após uma decisão dos organismos disciplinares responsáveis", afirmou Mutko. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook