Campeã mundial, Efimova pega 16 meses de suspensão por doping

Nadadora russa Yulia Efimova / Foto: RIA Novosti / Alexander Vilf

Rio de Janeiro - Se você é fã do esporte olímpico, especialmente da natação, já deve ter ouvido falar de Yuliya Efimova, campeã mundial do esporte no ano passado, nos 50m e nos 200m livres - é, portanto, a mais rápida nadadora do mundo. 

Mesmo com todas as conquistas e visiblidade que a atleta russa conquistou no mundo esportivo, a FINA (Federação Internacional de Natação, em tradução livre) não deixou de suspender Yuliya por 16 meses, após ter confirmado o doping da atleta. 

A nadadora testou positivo para o hormônio esteróide DHEA, em amostra colhida em outubro de 2013, quando Yuliya nadava uma competição em Los Angeles, Estados Unidos.

Assim como ocorreu com Tyson Gay, velocista americano suspenso por um ano também por causa de doping, a russa cumpre retroativamente sua pena à decisão da FINA. Ou seja, desde janeiro de 2014 o período de suspensão de Yuliya já é contado. 

Desse mudo, como os 16 meses estabelecidos pela FINA valem a partir da data do teste, em outubro do ano passado, a campeã mundial poderá voltar às piscinas oficialmente a partir de fevereiro de 2015, estando assim apta a participar dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. 

Yuliya chama a atenção desde cedo e ficou mundialmente conhecida ao disputar as Olimpíadas de Pequim, em 2008, com apenas 16 anos. Na ocasião, a russa conquistou um quarto lugar nos 100m peito. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook