CBDA anuncia mudanças no gerenciamento da natação brasileira

Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos quer revelar novos talentos, como Cesar Cielo / Foto: Satiro Sodré / Agif

Rio de Janeiro - A natação brasileira está entre as que mais cresceram nos últimos ciclos olímpicos. Para continuar revelando nomes, subindo nos pódios das principais competições mundiais e conseguir gerenciar as necessidades crescentes, a CBDA vai aumentar sua equipe.

A partir de agora, o ex-nadador e medalhista olímpico, Djan Madruga, assume a diretoria executiva da CBDA, diretamente subordinada à presidência da entidade por este novo ciclo olímpico, com o intuito de colaborar com sua experiência esportiva e administrativa.

Além disso, a natação terá uma gerência segmentada por sexo, com um técnico para a natação masculina (Alberto Silva) e outro para a natação feminina (Fernando Vanzella), que poderão ser auxiliados por mais dois técnicos especializados em cada segmento. A superintendência permanece com o profº Ricardo de Moura, auxiliado pelo profº Rômulo Noronha.

A medida foi anunciada durante a reunião do Conselho Técnico Nacional de Natação (CTNN), que vai até amanhã (qua, 24/10), no Rio de Janeiro, que abrange a formatação dos calendários, regulamentos e critérios para o período 2013-2016, e ainda uma gestão integrada com os calendários de competições estudantis, universitárias, militares e paralímpicas.

Está em estudo a realização de competições com provas olímpicas e paralímpicas em um mesmo evento. Segundo os profissionais participantes do CTNN, esta é uma tendência mundial e que o crescimento do esporte paralímpico abriu um novo mercado para os profissionais de educação física, em especial os que se dedicam à natação.

De agora em diante, atendendo solicitação da emissora que detém o direito de transmissão ao vivo das competições da entidade, os campeonatos nacionais da CBDA, de todas as categorias, terminarão aos sábados.

Principais competições do calendário nacional de natação em 2013:
Troféu Maria Lenk - 22 a 28 de abril
Brasileiro Junior e Senior de Inverno - 15 a 18 de maio 
Brasileiro Juvenil de Inverno - 5 a 8 de junho
Brasileiro Infantil de Inverno - 26 a 29 de junho
Troféu Finkel - 12 a 17 de agosto
Brasileiro Interfederativo Junior - 11 a 14 de setembro
Troféu Chico Piscina/Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil - 25 a 29 de setembro 
Brasileiro Infantil - 27 a 30 de novembro
Troféu Julio de Lamare/Brasileiro Junior - 4 a 7 de dezembro
Torneio Open - 11 a 14 de dezembro

Obs: A principal competição internacional será o Mundial dos Esportes Aquáticos, em Barcelona, de 19 de julho a 4 de agosto. As provas de natação irão do dia 28 de julho até o último dia de competição.

Já o polo aquático acaba de contratar o experiente treinador sérvio Mirko Blazevic, para o masculino, assim como já trabalha com a norte-americana Sandy Nitta, no feminino. Mirko trabalho, entre outros locais, em um dos principais clubes de polo aquático do mundo, o Barceloneta, da Espanha, enquanto Sandy Nitta é pioneira da modalidade nos EUA, tendo antes sido atleta olímpica de natação.

Quanto ao nado sincronizado e os saltos ornamentais, a CBDA estuda em também trazer técnicos renomados do exterior.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook