CBDA apresenta calendário 2015 e detalha vagas para a Rio 2016

Supervisor técnico da CBDA, Ricardo Moura destacou o Mundial de Kazan e o Pan de Toronto como as principais competições do ano para os esportes aquáticos / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou um calendário de competições até dezembro de 2015 durante o primeiro de uma série de encontros com jornalistas para tratar a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A reunião foi promovida nesta sexta-feira (13.03), no Rio de Janeiro.
 
Ao todo, entre categorias de base e adultos, haverá 186 eventos até o fim do ano. Os destaques são o Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia, em julho e agosto, e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em junho.
 
O encontro foi conduzido por Ricardo Moura, supervisor técnico da CBDA, e contou com representantes de cada uma das modalidades (natação, nado sincronizado, polo aquático, maratonas aquáticas e saltos ornamentais). Além do calendário, os representantes da Confederação também falaram sobre as vagas já assesguradas ao Brasil para os Jogos do Rio 2016 e dos processos de classificação.
 
Como sede dos Jogos, o país já tem pelo menos duas vagas nas maratonas aquáticas, duas no nado sincronizado (uma no dueto e outra por equipe), duas no polo aquático, e quatro nos saltos ornamentais (nas disputas sincronizadas). Para a natação, o Mundial de Kazan será o foco, já que os 12 melhores de cada prova garantem lugar no Rio 2016.
 
“Os Jogos no Brasil serão algo completamente diferentes para todo mundo. A presença dos esportes aquáticos será de 100%. Todo dia tem algum esporte aquático nos Jogos. São 15% das medalhas de ouro”, destacou Ricardo Moura, citando as 138 medalhas em disputa nos esportes aquáticos no Rio de Janeiro.
 
De acordo com a CBDA, a ideia é realizar encontros mensais com a imprensa até o ano que vem.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook