Cielo faz índice e Heemskerk faz tempo melhor que Sul-Americano

César Cielo / Foto: Satiro Sodré/AGIF

São Paulo - O tempo corre e os principais nadadores do país não tiveram descanso após os Jogos Olímpicos de Londres. O Campeonato Brasileiro de Inverno - Troféu José Finkel, começou na manhã desta segunda-feira, 20/08, em São Paulo, no Sesi Vila Leopoldina, com 447 atletas, de 46 clubes brasileiros, disputando pontos, recordes e perseguindo índices que garantem vagas para o Campeonato Mundial FINA em Piscina Curta, em dezembro, em Istambul, na Turquia.
 
Cesar Cielo Filho, do Flamengo, cravou o índice para os 50m livre, 21s29, e abriu a lista da seleção brasileira. Entre os muitos títulos internacionais que detém nesta prova, Cielo é o atual campeão mundial em piscina curta, com a medalha de ouro conquistada na edição de 12 a 16 de dezembro de 2010, em Dubai.
 
- Me senti muito bem e até ri quando vi o tempo (porque foi exatamente o tempo do índice). Vou pro Mundial se continuar me sentindo como agora. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Se bater aquele cansaço grande vou pedir três semanas de férias e aí não dá tempo de fazer uma preparação como tem que ser. Só vou se estiver em condições de tentar defender meu título mundial - disse Cielo.
 
Depois do Troféu Finkel, o Torneio Open (7 a 10/11) será a última competição seletiva da natação brasileira para o Mundial de Istambul.
 
A holandesa Frederike (Femke) Heemskerk, do Minas Tênis, começou bem a competição para o seu clube terminando os 200m costas em 2m07s89. Tempo melhor que o recorde brasileiro e sul-americano da prova. Como a atleta é europeia, a marca não pode ser homologada, mas os pontos (70) serão computados para a agremiação caso a marca não seja superada por atleta de outro clube na final. 
 
Heemskerk foi medalha de ouro no revezamento 4x100m livre holandês nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e prata Pequim 2008, além de ser também bicampeã mundial na mesma prova (Roma 2009 e Xangai 2011).
 
Poliana Okimoto nadou pelo Corinthians as eliminatórias e fez o melhor tempo dos 800m livre (8m40s15). Como não participa desta prova há muito tempo, disputou nas séries mais fracas pela manhã (que terão os tempos comparados com a série forte, à noite, para formação do pódio). 
 
- Mundial de Istambul nem pensar (o índice é 8m16s73). Estou muito cansada depois desse ciclo olímpico. Vou tirar férias numa praia e ano que vem pretendo me dedicar como antigamente à piscina e às matonas aquáticas. Vou tentar o índice para nadar as duas coisas no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona ano que vem. Sobre 2016 ainda está cedo pra falar - explicou.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook