Cielo teme que alta do dólar prejudique preparação para 2016

César Cielo está preocupado com a alta do dólar / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – A desvalorização do real frente ao dólar, que acumula alta de mais de 40% no ano, preocupa César Cielo, um dos principais atletas da delegação brasileira que estará nos Jogos Olímpicos de 2016.
 
Para o nadador, a constante elevação da moeda norte-americana pode atrapalhar a preparação dele e de outros atletas que miram treinamentos internacionais. Cielo esteve, por muito tempo, treinando nos Estados Unidos.
 
"Uma ação que a gente faz com dez pessoas envolve um volume muito grande de passagens aéreas e reservas em hotel. Com o dólar 30, 40 ou 50 centavos mais caro, em uma magnitude de milhares de reais você está gastando uma parcela interessante a mais do que antigamente. As ações serão bem mais pensadas e específicas do que antigamente", explicou o campeão olímpico.
 
No último dia em que a bolsa operou, sexta-feira passada (04/09), o dólar comercial fechou cotado a R$ 3,8605, numa alta de 2,68%. Esse valor é o maior patamar de fechamento desde 23 de outubro de 2002, segundo a agência de notícias Reuters. A alta também foi a maior para um dia desde março, quando alcançou 2,77% no dia 13.
 
Para Cielo, ao menos em 2015, há pouco com o que se preocupar em relação ao dólar. O próximo desafio dele e dos nadadores brasileiros é o Torneio Open, disputado em Palhoça, Santa Catarina.
 
O temor do paulista se reflete, porém, em 2016. "Espero que isso não afete nosso planejamento porque no ano olímpico precisamos estar competitivos, e as grandes competições estão fora do Brasil. Vamos buscar as melhores para participar dentro do possível", concluiu Cielo.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook