Duas finais e mais quatro semifinais a noite para o Brasil

Giovanna Diamante / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - O terceiro dia de eliminatória do 4º Mundial Junior de Natação confirma o crescente nível da modalidade no país. Mais quatro nadadores garantidos nas series semifinais, ou seja, integram o seleto grupo dos 16 melhores do mundo, nesta categoria. A equipe brasileira, mais uma vez, se fez presente em todas as sete provas da manhã, com ao menos um representante. A as decisões desta noite ficam com o revezamento 4x100m livre misto e Pedro Vieira, na final dos 100m borboleta.

Nos 50m costas Vitor Guaraldo Santos (26s18) e Gustavo Louzada (26s30) confirmaram presença na disputa semifinal desta noite. Os nadadores obtiveram o quinto e oitavo melhores tempos. Vitor que na noite de ontem ficou com a oitava colocação nos 100m costas, hoje encarou mais uma prova com disposição renovada.
 
"Hoje foi ótimo. Depois da final de ontem eu fiquei chateado porque errei na virada e sei que podia ter feito melhor. Antes de dormi eu sabia que tinha que zerar este episódio e começar tudo de novo. Foi o que eu fiz e estou bem outra vez. À noite sei que posso melhorar esse tempo", desabafou Vitor.
 
Gustavo que ficou fora da final dos 100m costas por duas colocações, confessou que a vontade de participar de uma final de mundial vai fazer a diferença na etapa de hoje. “Vou me esforçar muito para entrar na final dos 50, já que a dos 100 ficou por pouco. Não sou tão veloz como o Vitor, mas vou dar o meu melhor. De manhã a prova não encaixou direito e mesmo assim consegui classificação. Agora é descansar o máximo porque eu sei que tenho que melhorar” analisar Gustavo.
 
Da disputa mais rápida da natação, 50m livre, vieram mais duas vagas masculinas em semifinais, com Guilherme Ocampo (22s81) e Jackson (23s18). Guilherme que integra pela primeira vez uma seleção brasileira comenta a felicidade de poder nadar entre os melhores do Mundo.
 
"Estrear pela seleção do meu país logo em um Mundial é sensacional. Consegui diminuir meu melhor tempo, o objetivo principal. Fiquei muito feliz com esse tempo e agora só penso em pegar uma final para o Brasil. Vou descansar o máximo para a noite poder melhorar esta marca. Nadar com os melhores me deixa muito feliz e motivado", analisou Guilherme.
 
Jackson, que ficou com o 15º tempo, confessou que está guardando energias para as provas decisivas desta noite e para a possível final. “Eu sabia que ia dar para classificar com 23 segundos e guardei um pouco de energia. Agora é ‘partir pra cima’ com toda vontade, se não ficaremos fora da grande decisão” – analisou Jackson.
 
A classificação para mais uma final nesta noite veio com o time do revezamento 4x100m livre misto (Felipe Souza, Pedro Spajari, Fernanda Delgado e Nathália Almeida), classificado com o tempo de 3m35s64, quarto melhor da manhã.
 
"Fizemos um resultado muito bom e a estratégia deu certo. Todos fizeram bons tempos e estão de parabéns, mas na final vamos fazer tempos ainda melhores", comentou Pedro Spajari.
 
Nathália Almeida, que fechou a prova de equipes, comemorou o seu tempo individual e acredita que a motivação por nadar pelo grupo faz todos crescerem nestas provas. “Na emoção da disputa eu tentei buscar as meninas que estavam na frente e todos nadamos com muita garra”.
 
Thaís Xavier e Giovanna Diamante abriram a manhã para o Brasil, nas eliminatórias dos 50m borboleta, e com os tempos de 27s92 e 28s16, conquistaram as 17ª e 21ª posições, respectivamente. Thais ficou a uma colocação da semifinal e comentou que apesar de não ter nadado bem está feliz com a experiência de participar de um Mundial e vai se preparar para a prova de 100m do mesmo estilo.
 
Nos 200m costas feminino, Natalia de Luccas (2m15s63) e Viviane Jungblut (2m18s84), melhoraram suas melhores marcas pessoais e ficaram com o 17º e 22 lugar. As meninas atribuem esta melhora ao forte nível técnico da competição e pela motivação de defender as cores do Brasil, além do forte período de treinamento.
 
Giovanna Dorigon foi a única representante dos 100m peito e terminou na 46ª colocação, com 1m18s60 . Giovanna volta a nadar na manhã desta quinta-feira as eliminatórias dos 200m medley.
 
Fechando a manhã brasileira Brandonn Almeida fez 8m07s69, nos 800m livre e ficou com a terceira melhor marca da serie fraca. “Venho em uma fase crescente na competição e espero estar no meu auge na minha última prova, os 1500m livre, em que quero ficar entre os primeiros”, comentou Brandonn, que agora espera o resultado da serie forte, à noite, para ter sua posição definida.
 
Resultados do Brasil – Eliminatórias 28/08
 
50m Borboleta Fem – 17) Thaís Xavier – 27s92 / 21) Giovanna Diamante – 28s16
50m costas Masc – 5) Vitor Guaraldo Santos – 26s18 / 8.) Gustavo Louzada – 26s30
100m Peito Fem – 46) Giovanna Dorigon – 1m18s60
50m Livre Masc – 6) Guilherme Ocampo – 22s81 / 15) Jackson Candido – 23s18
200m Costas – 17) Natalia de Luccas – 2m15s63 / 22) Viviane Jungblut – 2m18s84
Rev. 4x100m Livre Misto – 4) Brasil (Felipe Souza, Pedro Spajari, Fernanda Delgado e Nathália Almeida) – 3m35s64
800m Livre Masc – Brandonn Almeida – 8m07s69

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook