Felipe Ribeiro conquista ouro, bate recorde e quer muito mais

Felipe Ribeiro / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Rio de Janeiro - Na segunda noite de finais do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação o brasileiro Felipe Ribeiro voou nos 100m livre, terminou a prova em 49s16 garantiu mais uma medalha de ouro, seu melhor tempo, registrou o novo recorde de campeonato e se lança cada vez mais como futuro velocista brasileiro. Com apenas 17 anos, com esta marca o atleta conquistaria a medalha de bronze no Troféu Maria Lenk, realizada na semana passado, no Rio de Janeiro, atrás somente de Matheus Santana e Cesar Cielo.
 
Ainda nesta quinta feira, 16/04, o Brasil conquistou 28 medalhas (15 ouros, nove pratas e quatro bronzes) e já soma 52 medalhas, em 38 provas realizadas, nas duas primeiras etapas realizadas. Com oito dobradinhas de ouro e prata os brasileiros estiveram presentes no pódio em 17 das 18 provas realizadas. 
 
"Antes, meu melhor tempo era 49s93, baixei quase um segundo, mas não sei como, porque a preparação foi para o (Troféu) Maria Lenk. Esperava nadar para 50 segundos, mas sempre nado para dar o meu melhor. Eu estava no meu dia e deu tudo certo. Sinto que todas as viagens internacionais defendendo o Brasil me ajudam a ter a experiência necessária. Hoje eu nada tranquilo, sendo um dos favoritos do “sula”, assim como em um regional ou no  Maria Lenk", comentou Felipe Ribeiro
 
Nesta prova em que o país tem tradição de grande nadadores e medalhistas olímpicos como Gustavo Borges e Cesar Cielo, Felipe Ribeiro procura em cada competição superar seus limites em busca do melhor resultado.
 
"Sei que a gente não deve pensar em muitas coisas antes da prova, mas quando eu cheguei minha cabeça estava cheia. Quando subi no bloco eu esqueci tudo e quando encostei na água sabia que ia conseguir um tempo bom, só não sabia o quanto", brincou Felipe.
 
Com apenas 17 anos, ele cursa o terceiro ano do ensino médio, diz não descuidar dos estudos e pretende cursar administração. O atleta do Unisanta comentou que se espelha no amigo de clube e também velocista Matheus Santana.
 
"Me espelho muito no Phelps e no Matheus Santana, que é muito meu amigo e me ajuda nos treinamentos. Eu sempre busco dar o meu melhor e estou muito feliz em fazer o melhor tempo da minha vida. Eu dedico esse resultado ao meu treinador, Marcio Latuf, que com certeza também está muito feliz e vai me dar um forte abraço de parabéns quando eu voltar pro clube", confessou Felipe Ribeiro.
 
Inscrito no campeonato brasileiro junior, ainda no mês de abril, Felipe diz estar ansioso para ter uns dias de descanso e logo voltar a treinar visando o Mundial Junior, em Cingapura, em agosto próximo. “Sei que preciso treinar cada vez mais para alcançar meus objetivos”, finalizou Felipe Ribeiro.
 
Além da prova do 100m livre, em que foi batido o tempo de 50s26, feito por Henrique Rodrigues, em 2009, mais três recordes de campeonatos foram batidos por brasileiros: 400m medley masculino e 4x100m livre feminino, juvenil B. Em mais uma noite de destaque Brandonn Almeida, com 4m19s09, registrou nova marca baixando mais de cinco segundos o tempo feito também por Henrique Rodriguez, de 2009.
 
Nas últimas provas da noite o Brasil confirmou mais uma vez a força de sua equipe, desta vez no feminino e garantiu mais duas medalhas de ouro nos revezamentos 4x100m medley, no juvenil A, e 4x100m livre, pela juvenil B.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook