Feras da Natação inspiram atletas para o Circuito Light Rei e Rainha do Mar

O litoral do Rio de Janeiro já está no aquecimento para o maior festival de praia do Brasil / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O litoral do Rio de Janeiro já está no aquecimento para o maior festival de praia do Brasil: a 3º etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar, em Copacabana. O evento chama a atenção não só pela tradição, mas pelo formato inovador que reúne provas para diferentes tribos, como as dos nadadores, triatletas, praticantes de Stand Up Paddle e corredores - todos com uma paixão em comum: a endorfina. 

A competição, que começou como Travessia e passou por Desafio, se consolida como Circuito com disputas na água e na areia, prometendo ser um dos encontros mais emocionantes da abertura do verão 2013. "O evento, atendendo a demanda dos próprios participantes, naturalmente cresceu para se tornar um grande festival de esportes de praia. Temos diversos eventos que atendem diferentes públicos" explica o organizador do evento Pedro Monteiro.

O Sprint (1km) e o Challenge (3km) são as provas que abraçam o maior número de competidores. A disputa de 1km recebe os nadadores que preferem um percurso mais curto, mas com maior intensidade nas braçadas. Já o Challenge, mais longo, com três vezes o tamanho da outra disputa, é prova mais desafiadora para os amadores.

O consagrado nadador Luiz Lima, fonte de inspiração do evento, trabalha firme na formação do seu "time". Aproximadamente 90 competidores do projeto social Natação no Mar e 80 participantes da escolinha Gladiadores, treinam para disputar as provas amadoras do Circuito. O Rei e Rainha do Mar surgiu do Desafio Leme ao Pontal, evento no qual Lima percorreu os 35km que separam a Praia do Pontal da Praia do Leme. Após ter completado a travessia, o atleta recebeu o tridente do Rei do Mar. Motivada pelo sucesso do desafio, a Effect Sport lançou, em 2009, a prova de mesmo nome.

"Esse evento já começou grandioso, na hora certa e no lugar certo. O Circuito Light Rei e Rainha do Mar vem crescendo. A cada ano o formato se inova e o número de participantes aumenta. É muito gratificante inspirar tantas pessoas, propor novos desafios e motivar tantos atletas. Tenho alunos do meu projeto social e da minha escolinha que estão muito empolgados para participar desta prova, isso é muito prazeroso”, empolga-se Luiz Lima.  

Nas disputas da Elite Masculina e Elite Feminina a competição conta com a participação de vinte dos melhores atletas do mundo na modalidade definindo o Rei e a Rainha do Mar 2012. Os atuais Rei e Rainha, o australiano Trent Grimsey e brasileira Ana Marcela Cunha, já confirmaram que defenderão seus títulos. A prova terá um percurso de cinco voltas de 1km (950m no mar e 50m na areia).

Os apaixonados pela corrida poderão participar do Beach Run, única prova com percurso de 5 km, 100% na areia. A pedido dos atletas acostumados a competir provas casadas a organização criou o Beach Biathlon, com um percurso que integra 1km mar e 2,5km na areia. O esporte com prancha que mais cresce no mundo, o Stand Up Padle, também marcará presença no evento com a disputa do SUP Race. A última etapa do Circuito Brasileiro da modalidade faz parte do cronograma do 3º Circuito Light Rei e Rainha do Mar.

Os interessados em participar de um dos maiores eventos de águas abertas mundo deverão se inscrever através do site www.reierainhadomar.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook