Finkel conta com medalhistas e recordista de Kazan

Sarah Sjostrom bateu o recorde mundial dos 100 m borboleta no Mundial de Kazan / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Depois das emoções e da chuva de medalhas em Toronto e Kazan, a natação brasileira compete agora dentro de casa. Na próxima semana, de 2ª feira (17/8) a sábado (22/8), será disputado o 44º Troféu José Finkel de Natação, válido como Campeonato Brasileiro Absoluto, na piscina interna do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo/SP (programação no fim).

O campeonato terá a participação dos brasileiros medalhistas nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial de Kazan, com exceção dos maratonistas aquáticos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, que estão voltados para o evento-teste olímpico da modalidade, nos dias 22 e 23 de agosto, no Rio de Janeiro. 
 
Outra ausência sentida, por motivos médicos, é a do campeão olímpico e tricampeão mundial dos 50m livre, Cesar Cielo Filho. Mas o Finkel 2015 terá muitas atrações como os brasileiros medalhistas no Mundial de Kazan - Nicholas Santos, Etiene Medeiros, Thiago Pereira, Bruno Fratus e o maratonista aquático Diogo Villarinho - e a campeoníssima sueca Sarah Fredrika Sjoström, recordista mundial dos 100m borboleta e reforço do Pinheiros para a competição. Por sinal, Sarah é a aniversariante do dia inaugural do Troféu Finkel. Ela completa 22 anos no próximo dia 17 de agosto. 
 
Sarah tem três títulos mundiais nos 100m borboleta (2009/2013/2015), sendo o primeiro com apenas 15 anos. De quebra, ainda conquistou ouro em Kazan nos 50m borboleta, além de uma prata no 4x100m medley e um bronze nos 50m livre. No Mundial de Barcelona/2013 também foi prata nos 100m livre. Já na piscina curta, a nadadora sueca subiu ao pódio quatro vezes no Mundial de Doha/2014: ouro nos 50m e 100m borboleta e nos 200m livre, e prata nos 100m livre. Em Campeonatos europeus de piscina longa, já conquistou sete ouros, seis pratas e um bronze. 
 
O clube anfitrião da competição - maior vencedor do Troféu empatado com o Flamengo com 12 conquistas cada um - também está trazendo Duane da Rocha Marcé, 27 anos, que tem dupla nacionalidade Espanha-Brasil. Duane, especialista no estilo costas, competiu pela Espanha em Kazan, onde foi semifinalista nos 200m costas (15º lugar). Ela já conquistou seis medalhas em Campeonatos Europeus, sendo três em piscina olímpica (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) e três em Piscina curta (1 ouro e 2 bronzes). Além disso, Duane foi medalhista de bronze no Mundial de Piscina curta (25 metros) de Istambul/2012, nos 200m costas. 
 
O Minas Tênis, que venceu as quatro últimas edições do Finkel e detém 10 títulos, também foi em busca de reforços. O clube mineiro competirá com as australianas Taylor Maree McKeown e Leah Prentice Neale, ambas de 20 anos. Taylor conquistou bronze no revezamento 4x100 medley no Mundial de Kazan. Ela subiu ao pódio no Pan-Pacífico de Gold Coast, em sua terra, há exatamente um ano. Na ocasião, ela foi bronze nos 200m peito. Já Leah também já foi medalhista em Mundiais da FINA. Ela integrou o revezamento 4x200m livre australiano, bronze no Mundial em piscina curta de Doha, no Catar, em dezembro de 2014.
 
Por fim, a Universidade Santa Cecília, a Unisanta, de Santos/SP, trouxe novamente uma "velha" conhecida, a argentina Julia Sebastian, 21 anos, recordista sul-americana dos 200m peito em piscina de 25 metros. Julia foi finalista nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, terminando em 6º lugar nos 200m peito e em 7º nos 100m do mesmo estilo. 


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook